O branqueamento dentário pode ser a “cereja no topo do bolo” de que o seu sorriso precisa. É um tratamento cada vez mais popular, muito procurado por pacientes de todas as idades, homens e mulheres, que procuram dar ao seu sorriso aquele toque final.

Apesar de ser um tratamento bastante simples e indolor, aconselhe-se sempre junto do seu dentista antes de avançar para um branqueamento dentário. Existem alguns cuidados que deve ter em conta e, antes de mais, o seu sorriso deve ser observado por um especialista. Vejamos algumas razões:

  • Se houver presença de cáries dentárias, estas devem ser tratadas antes do branqueamento para, entre outros fatores, evitar a dor.
  • Se houver sensibilidade dentária, o seu dentista deverá recomendar-lhe o método mais adequado, também para evitar a dor.
  • Se estiver grávida ou a amamentar, é possível que o branqueamento tenha de ficar para outra altura – apenas por precaução, uma vez que não são realmente conhecidas contraindicações.

Com uma breve pesquisa na internet, vai certamente encontrar muitas receitas caseiras para branquear os dentes, algumas mais válidas que outras. No entanto, sublinhamos que a segurança é fundamental até nos tratamentos mais simples e rápidos, por isso, recomendamos fortemente que este tratamento seja efetuado sempre sob a supervisão de um médico dentista ou de um higienista.

Na Clínica Hugo Madeira, aplicamos duas técnicas diferentes de branqueamento dentário: uma com a duração de 1 hora, feita em consultório; outra com a duração aproximada de 15 dias, feita em casa. Nas duas é aplicado um gel branqueador que atua no pigmento do esmalte, na superfície do dente (o branqueamento dentário não altera a estrutura nem a forma do dente). Ambas as técnicas têm resultados satisfatórios e duradouros, podendo ser aplicadas individualmente ou em conjunto, sendo que combinadas tornam-se mais eficazes. É de sublinhar que os resultados do branqueamento dentário se prendem com os hábitos do paciente, durando mais se for mantida uma rotina diária de higiene oral e se evitar elementos como o café, o chá, o vinho tinto, os molhos ou o tabaco.

Chegou a hora de oferecer um branqueamento dentário ao seu sorriso? Agende uma consulta na Clínica Hugo Madeira. Estamos à sua espera.

Artigo originalmente publicado na Revista Cristina.