Clínica

9

Equipa

9

Primeira Consulta

9

Paciente Internacional

9

Tecnologia e Inovação

9

Pagamentos e Financiamento

Tratamentos

9

Branqueamento Dentário

9

Cirurgia Oral

9

Dentisteria

9

Endodontia

9

Tratamentos Endodônticos

9

Higiene Oral

9

Implantes Dentários

9

Oclusão e Bruxismo

9

Odontopediatria

9

Ortodontia

9

Periodontologia

9

Reabilitação Oral

9

Saúde Mental

9

Sono

Conhecimento

9

Formação

Preparamos o futuro com formação especializada

9

Blog

Saiba mais sobre nós e o trabalho da nossa equipa nestes artigos de blog

9

Imprensa

Odontopediatria

A Odontopediatria e o sorriso dos mais novos

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que promove a Saúde Oral dos bebés, crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais. Engloba todas as especialidades da Medicina Dentária, mas adaptadas à realidade daqueles para quem foi pensada.

A visita precoce à Odontopediatria permite estabelecer uma relação entre o Odontopediatra, a criança e o seu responsável. Além disso, esta consulta inclui todas as vertentes dos cuidados de Saúde Oral de forma abrangente e é coordenada e centrada na família.

É aqui que se criam as bases para que haja cada vez mais pessoas atentas e que saibam cuidar da própria Saúde Oral, ao chegar à fase adulta.

Saber mais

odontopediatria

Dra. Maria Joana Castro

Médica Dentista

odontopediatria

A primeira consulta

A primeira consulta de Odontopediatria deve ocorrer após a erupção do primeiro dente de leite ou até ao primeiro ano de vida. Mas, infelizmente, muitos pais não o fazem logo nesta fase. Possivelmente, por desconhecimento ou por falta de possibilidades.

Além de se estabelecer uma relação entre o Odontopediatra, a criança e o seu responsável, na primeira consulta de Odontopediatria realiza-se uma avaliação clínica. Para tal, seguem-se os seguintes passos:

  • Observa-se se o desenvolvimento e crescimento geral é o adequado para a idade;
  • Examina-se o desenvolvimento e crescimento de estruturas dentárias;
  • Realiza-se o exame clínico oral.

Por fim, neste primeiro encontro procura-se estabelecer normas de orientação para os cuidados de Saúde Oral ao longo de toda a vida da criança.

Saber mais

Como controlar o medo da criança?

Se até os adultos têm medo de ir ao dentista, será assim tão estranho que as crianças também tenham? De facto, por vezes os mais pequenos também não estão muito confortáveis nas consultas de Odontopediatria e chegam a chorar.

Na Clínica Hugo Madeira, a equipa de Odontopediatria está preparada com uma série de técnicas de controlo de comportamento, que vão do simples “mostrar-explicar-fazer” até, nos casos mais complexos, à sedação consciente ou eventual recurso a anestesia geral.

Saber mais

odontopediatria