Clínica

9

Equipa

9

Primeira Consulta

9

Paciente Internacional

9

Tecnologia e Inovação

9

Pagamentos e Financiamento

Tratamentos

9

Branqueamento Dentário

9

Cirurgia Oral

9

Dentisteria

9

Endodontia

9

Tratamentos Endodônticos

9

Higiene Oral

9

Implantes Dentários

9

Oclusão e Bruxismo

9

Odontopediatria

9

Ortodontia

9

Periodontologia

9

Reabilitação Oral

9

Saúde Mental

9

Sono

Conhecimento

9

Formação

Preparamos o futuro com formação especializada

9

Blog

Saiba mais sobre nós e o trabalho da nossa equipa nestes artigos de blog

9

Imprensa

Invisalign®

O que é o Invisalign®?

Na Clínica Hugo Madeira, em alternativa ao aparelho fixo convencional, o tratamento ortodôntico pode ser realizado com alinhadores transparentes.

A Invisalign® conta com mais de 14 milhões de pacientes tratados em todo o mundo. E, dada a sua eficácia comprovada por estudos já realizados, é a marca que escolhemos para alinhar discretamente a dentição dos nossos pacientes.

O tratamento com Invisalign® consiste na utilização sequencial de alinhadores transparentes durante, pelo menos, 20 horas diárias. Cada alinhador é trocado a cada 8-15 dias pelo seguinte, até que a dentição esteja na posição desejada. Os alinhadores são removidos apenas durante as refeições e para a realização da higiene oral.

invisalign
invisalign

Uma solução para vários problemas

O Invisalign® é um alinhador transparente que permite resolver vários problemas de desalinhamento dentário. Seguem-se alguns exemplos:

  • Dentes apinhados — dentes “encavalitados”, que não encaixam normalmente por falta de espaço no maxilar;
  • Diastema — espaços entre os dentes, geralmente à frente, a que se costuma chamar “dentes de mentiroso”;
  • Mordida cruzada — maxilares superior e inferior desalinhados;
  • Mordida aberta — quando os dentes das arcadas superior e inferior não se tocam;
  • Prognatismo — quando os dentes da arcada inferior ultrapassam os dentes frontais da arcada superior;
  • Sobremordida — dentes frontais superiores sobrepostos aos dentes frontais inferiores;
  • Dentes com ligeiras irregularidades.

 

Vantagens do Invisalign®

Se escolhemos disponibilizar esta solução é porque, naturalmente, apresenta características vantajosas para os nossos pacientes, tais como:

  • Consultas de controlo mais espaçadas;
  • Ausência de consultas de urgência;
  • Mais discreto e estético, em comparação com o aparelho ortodôntico convencional;
  • Alimentação sem limitações;
  • Higiene oral facilitada;
  • Sem limitações médicas, em casos como ressonâncias magnéticas;
  • Possibilidade de se realizar o tratamento à distância através de teleconsulta;
  • Permite fazer outros tratamentos em simultâneo — como a colocação de implantes dentários, branqueamentos, restaurações, etc. —, reduzindo o tempo total de tratamentos;
  • É possível desfrutar do seu sorriso ao mesmo tempo que faz o tratamento.

 

invisalign

O passo a passo do tratamento com Invisalign®

  1. Estudo Ortodôntico

Realização do estudo ortodôntico pela equipa de Ortodontia, que inclui a realização do protocolo fotográfico, radiografias, scan intraoral com o sistema iTero®, para o diagnóstico e planeamento do tratamento.

  1. Planeamento digital

Através do software digital ClinCheck®, o sorriso do paciente é estudado e desenhado, para planear o tratamento da forma mais rigorosa possível.

Ainda antes de se iniciar o tratamento, o paciente fica com uma ideia concreta do resultado final do seu sorriso, concebido digitalmente, em 3D.

  1. Início do tratamento

Após, aproximadamente, um mês da realização do estudo, inicia-se o tratamento ortodôntico. Neste dia, o paciente recebe o kit Invisalign® e os respetivos alinhadores.

Esta consulta tem a duração de, aproximadamente, 45 minutos e é dedicada a conselhos e esclarecimentos sobre o uso e cuidados a ter durante o tratamento.

  1. Cimentação

Por vezes é necessário adicionar auxiliares de ancoragem juntamente com o uso do Invisalign®. Os microimplantes, botões, elásticos e distalizadores são alguns exemplos desses auxiliares.

Assim, faz-se a cimentação de attachments, que são peças em compósito da cor do dente. Os attachments fornecem ancoragem ao aparelho e a sua forma varia com o movimento necessário.

  1. Consultas de controlo

Ao longo do tratamento são realizadas consultas de controlo a cada 8 a 10 semanas. Através do software ClinCheck®, esta é a melhor forma de avaliar se o tratamento está a progredir conforme planeado.

Nestas consultas também se entrega ao paciente os alinhadores necessários até à sua próxima consulta. Caso os pacientes residam no estrangeiro, os controlos podem ser realizados com uma frequência de até 12 semanas, consoante a complexidade do caso.

Ao longo do tratamento, cada membro da equipa acompanha o paciente de forma a dar resposta às necessidades que surjam em cada momento.

No final do tratamento, o paciente volta a cada 6 meses para realizar o controlo da contenção — aparelho utilizado para manter os resultados obtidos com o tratamento — e a consulta de higiene oral.

 

Invisalign® na Clínica Hugo Madeira

Na Clínica Hugo Madeira, não gostamos de deixar nada ao acaso. Por isso, munimo-nos das melhores ferramentas e profissionais para lhe dar o melhor sorriso.

Experiência e exigência

A experiência do Médico Dentista que realiza o tratamento ortodôntico é a chave para o sucesso do seu sorriso. Na Clínica Hugo Madeira, encontrará uma equipa de Ortodontia liderada pela experiente Dra. Isabel Jorge — Invisalign® Provider Diamond Elite — e o uso da mais alta tecnologia. Assim, garantimos toda a qualidade no tratamento e a exigência com que trabalhamos.

Tecnologia e as melhores marcas

Seja com Invisalign® ou um aparelho fixo, o estudo do seu plano de tratamento é totalmente digital. Sem espaço para os indesejáveis moldes convencionais, todas as impressões dos dentes são realizadas através do scanner digital iTero®, aumentando a precisão dos resultados e o seu conforto.

Aliando a qualidade da marca Invisalign® à mais alta tecnologia e à experiência da nossa equipa, é possível prever a eficácia de cada movimento.

Equipa multidisciplinar

Na Clínica Hugo Madeira, encontra uma equipa com todas as áreas da Medicina Dentária, completamente disponível para planear e pôr em prática todo o seu tratamento.

A presença de todos os especialistas em Medicina Dentária no mesmo espaço permite que, por exemplo, corrija a posição dos seus dentes ao mesmo tempo que coloca implantes dentários.

Esta possibilidade permite aperfeiçoar o seu sorriso mais depressa do que imagina.

Rigor e detalhe

Desde a sua primeira consulta, o seu sorriso é construído com o recurso à melhor tecnologia.

Através da precisão do scanner intraoral iTero®, todo o seu sorriso é desenhado ao mais ínfimo detalhe, permitindo obter o melhor resultado. E com o planeamento rigoroso no software ClinCheck® é possível ver o resultado final do seu sorriso em 3D, mesmo antes de iniciar o tratamento. 

Referências

  • Galan-Lopez, L., Barcia-Gonzalez, J., & Plasencia, E. (2019). A systematic review of the accuracy and efficiency of dental movements with Invisalign®. Korean journal of orthodontics, 49(3), 140–149. https://doi.org/10.4041/kjod.2019.49.3.140
  • Lagravère, M. O., & Flores-Mir, C. (2005). The treatment effects of Invisalign orthodontic aligners: a systematic review. Journal of the American Dental Association (1939), 136(12), 1724–1729. https://doi.org/10.14219/jada.archive.2005.0117
  • Papadimitriou, A., Mousoulea, S., Gkantidis, N., & Kloukos, D. (2018). Clinical effectiveness of Invisalign® orthodontic treatment: a systematic review. Progress in orthodontics, 19(1), 37. https://doi.org/10.1186/s40510-018-0235-z
  • Robertson, L., Kaur, H., Fagundes, N. C. F., Romanyk, D., Major, P., & Flores Mir, C. (2020). Effectiveness of clear aligner therapy for orthodontic treatment: A systematic review. Orthodontics & craniofacial research, 23(2), 133–142. https://doi.org/10.1111/ocr.12353
  • Tamer, İ., Öztaş, E., & Marşan, G. (2019). Orthodontic Treatment with Clear Aligners and The Scientific Reality Behind Their Marketing: A Literature Review. Turkish journal of orthodontics, 32(4), 241–246. https://doi.org/10.5152/TurkJOrthod.2019.18083
  • Weir T. (2017). Clear aligners in orthodontic treatment. Australian dental journal, 62 Suppl 1, 58–62. https://doi.org/10.1111/adj.12480 Rossini, G., Parrini, S., Castroflorio, T., Deregibus, A., & Debernardi, C. L. (2015). Efficacy of clear aligners in controlling orthodontic tooth movement: a systematic review. The Angle orthodontist, 85(5), 881–889. https://doi.org/10.2319/061614-436.1
  • Ke, Y., Zhu, Y., & Zhu, M. (2019). A comparison of treatment effectiveness between clear aligner and fixed appliance therapies. BMC oral health, 19(1), 24. https://doi.org/10.1186/s12903-018-0695-z