Higiene Oral
O que é a Higiene Oral?
Atualmente, a Medicina Dentária não se limita ao tratamento das doenças orais. Também previne o seu aparecimento e promove a saúde. E estes são, também, os objetivos da Higiene Oral, que promove a saúde dos dentes e das gengivas.
A origem das principais doenças orais — cárie, gengivite e periodontite —, que muitas vezes levam à perda de dentes, está relacionada com a acumulação de bactérias e tártaro na cavidade oral.
Aliada à remoção da placa bacteriana — resultado da acumulação de restos alimentares, bactérias e saliva na cavidade oral — e do tártaro, os hábitos de Higiene Oral diária previnem e diminuem o aparecimento de doenças orais, construindo e mantendo um sorriso saudável.
A Higiene Oral começa em casa
A desvalorização dos cuidados diários de higiene oral é um erro que, frequentemente, traz muitas consequências, como as que vimos acima. Portanto, não podemos esperar que todo o trabalho seja feito pelo Higienista Oral ou o Médico Dentista que, em condições normais, só vemos a cada 6 meses.
Alguns dos cuidados que recomendamos passam por:
- Escovar os dentes 3 vezes ao dia, após as refeições;
- Usar o fio dentário todos os dias, antes de escovar os dentes;
- Raspar a língua, onde se acumula uma grande quantidade de bactérias;
- Beber muita água;
- Ter uma alimentação saudável.
Estes são cuidados básicos que beneficiam todas as pessoas, independentemente da idade, quer se tenha dentes naturais ou soluções de substituição, e mesmo quando temos uma boa Saúde Oral.
O passo a passo da consulta de Higiene Oral
Na Clínica Hugo Madeira, a consulta de Higiene Oral divide-se em 6 fases, que agora detalhamos através do nosso passo a passo.
- Diagnóstico
Através do exame clínico oral e da realização de radiografias, deteta-se a presença de possíveis patologias que necessitem de tratamento. Determina-se ainda quais os tratamentos e instrumentos a utilizar durante a consulta.
- Revelador de placa bacteriana
Através do protocolo GBT, toda a placa bacteriana que não é detetável a olho nu fica visível. Desta forma, o paciente consegue identificar as zonas com maior acumulação de placa bacteriana. E, com a ajuda do Higienista Oral, definem-se as formas mais eficazes para a sua remoção diária.
A total remoção do corante aplicado nos dentes, por parte do Higienista Oral, significa que toda a placa bacteriana foi eliminada.
- Motivação e instrução de hábitos de Higiene Oral
O Higienista Oral procura explicar ao paciente as técnicas de remoção de placa bacteriana mais adequadas ao seu caso, para que a higienização seja mais eficaz no dia a dia.
Tendo em conta as inúmeras soluções de produtos de Higiene Oral disponíveis no mercado, é imprescindível que o Higienista Oral adeque ao paciente o que melhor vai ao encontro das suas necessidades.
- Destartarização e remoção de pigmento
O tratamento consiste na remoção de tártaro através do novo protocolo GBT.
A pigmentação extrínseca, causada pela alimentação e hábitos do paciente, é removida através da utilização de um jato de água e pó, com vista à obtenção de uma superfície dentária livre de manchas. Termina-se o tratamento com o polimento de todos os dentes e coroas dentárias.
- Reavaliação
Antes de terminar a consulta, todas as estruturas são reavaliadas, de modo a detetar possíveis lesões escondidas pelo tártaro ou manchas, e analisa-se se todos os tratamentos foram executados com eficácia.
- Remineralização dentária
Quando se justifica, após a destartarização, é realizada a aplicação de fluoretos. Estes auxiliam na prevenção da sensibilidade e da cárie dentária.
O tratamento realizado na consulta da Higiene Oral permite conseguir dentes e gengivas saudáveis, sem manchas extrínsecas, prevenindo o aparecimento de novas doenças orais. Desta forma, garante-se a Saúde Oral e consegue-se um sorriso esteticamente agradável.
Seguro e minimamente invasivo
Na Clínica Hugo Madeira, seguimos o protocolo GBT — Guided Biofilm Therapy (em português, Terapia Guiada por Biofilme), que consiste num tratamento minimamente invasivo e totalmente seguro.
Este método, mais confortável para o paciente, faz uso dum corante que “denuncia” a presença do biofilme (placa bacteriana). Assim, identifica-se mais facilmente as zonas de maior incidência do biofilme e a higienização torna-se mais eficaz.


Um sorriso irresistível
O branqueamento dentário é um dos tratamentos estéticos mais procurados. É simples de realizar e, no final, o sorriso torna-se mais bonito e luminoso!
Hoje encontram-se muitas soluções caseiras de branqueamento dentário que prometem grandes resultados, mas muitas delas chegam a ser prejudiciais para a sua Saúde Oral e nocivas para a saúde geral. O ideal será realizar o tratamento sempre com a orientação de profissionais qualificados e certificados, para garantir que branqueia os dentes sem os danificar.
Referências
- Axelsson P, Nystrom B, Lindhe J. The long-term effect of a plaque control program on tooth mortality, caries and periodontal disease in adults. Results after 30 years of maintenance. Journal of Clinical Periodontology. 2004 Sep;31(9):749–57. https://doi.org/10.1111/j.1600-051x.2004.00563.x
- Janiszewska-Olszowska J, Drozdzik A, Tandecka K, Grocholewicz K. Effect of air-polishing on surface roughness of composite dental restorative material – comparison of three different air-polishing powders. BMC Oral Health. 2020 Jan 30;20(1). https://doi.org/10.1186/s12903-020-1007-y
- Worthington HV, Clarkson JE, Bryan G, Beirne PV. Routine scale and polish for periodontal health in adults. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2013 Nov 7; https://doi.org/10.1002/14651858.cd004625.pub4