Clínica

9

Equipa

9

Primeira Consulta

9

Paciente Internacional

9

Tecnologia e Inovação

9

Pagamentos e Financiamento

Tratamentos

9

Branqueamento Dentário

9

Cirurgia Oral

9

Dentisteria

9

Endodontia

9

Tratamentos Endodônticos

9

Higiene Oral

9

Implantes Dentários

9

Oclusão e Bruxismo

9

Odontopediatria

9

Ortodontia

9

Periodontologia

9

Reabilitação Oral

9

Saúde Mental

9

Sono

Conhecimento

9

Formação

Preparamos o futuro com formação especializada

9

Blog

Saiba mais sobre nós e o trabalho da nossa equipa nestes artigos de blog

9

Imprensa

Higiene Oral

O que é a Higiene Oral?

Atualmente, a Medicina Dentária não se limita ao tratamento das doenças orais. Também previne o seu aparecimento e promove a saúde. E estes são, também, os objetivos da Higiene Oral, que promove a saúde dos dentes e das gengivas.

A origem das principais doenças orais — cárie, gengivite e periodontite —, que muitas vezes levam à perda de dentes, está relacionada com a acumulação de bactérias e tártaro na cavidade oral.

Aliada à remoção da placa bacteriana — resultado da acumulação de restos alimentares, bactérias e saliva na cavidade oral — e do tártaro, os hábitos de Higiene Oral diária previnem e diminuem o aparecimento de doenças orais, construindo e mantendo um sorriso saudável.

 

A Higiene Oral começa em casa

A desvalorização dos cuidados diários de higiene oral é um erro que, frequentemente, traz muitas consequências, como as que vimos acima. Portanto, não podemos esperar que todo o trabalho seja feito pelo Higienista Oral ou o Médico Dentista que, em condições normais, só vemos a cada 6 meses.

Alguns dos cuidados que recomendamos passam por:

  • Escovar os dentes 3 vezes ao dia, após as refeições;
  • Usar o fio dentário todos os dias, antes de escovar os dentes;
  • Raspar a língua, onde se acumula uma grande quantidade de bactérias;
  • Beber muita água;
  • Ter uma alimentação saudável.

Estes são cuidados básicos que beneficiam todas as pessoas, independentemente da idade, quer se tenha dentes naturais ou soluções de substituição, e mesmo quando temos uma boa Saúde Oral.

 

O passo a passo da consulta de Higiene Oral

Na Clínica Hugo Madeira, a consulta de Higiene Oral divide-se em 6 fases, que agora detalhamos através do nosso passo a passo.

  1. Diagnóstico

Através do exame clínico oral e da realização de radiografias, deteta-se a presença de possíveis patologias que necessitem de tratamento. Determina-se ainda quais os tratamentos e instrumentos a utilizar durante a consulta.

  1. Revelador de placa bacteriana

Através do protocolo GBT, toda a placa bacteriana que não é detetável a olho nu fica visível. Desta forma, o paciente consegue identificar as zonas com maior acumulação de placa bacteriana. E, com a ajuda do Higienista Oral, definem-se as formas mais eficazes para a sua remoção diária.

A total remoção do corante aplicado nos dentes, por parte do Higienista Oral, significa que toda a placa bacteriana foi eliminada.

  1. Motivação e instrução de hábitos de Higiene Oral

O Higienista Oral procura explicar ao paciente as técnicas de remoção de placa bacteriana mais adequadas ao seu caso, para que a higienização seja mais eficaz no dia a dia.

Tendo em conta as inúmeras soluções de produtos de Higiene Oral disponíveis no mercado, é imprescindível que o Higienista Oral adeque ao paciente o que melhor vai ao encontro das suas necessidades.

  1. Destartarização e remoção de pigmento

O tratamento consiste na remoção de tártaro através do novo protocolo GBT.

A pigmentação extrínseca, causada pela alimentação e hábitos do paciente, é removida através da utilização de um jato de água e pó, com vista à obtenção de uma superfície dentária livre de manchas. Termina-se o tratamento com o polimento de todos os dentes e coroas dentárias.

  1. Reavaliação

Antes de terminar a consulta, todas as estruturas são reavaliadas, de modo a detetar possíveis lesões escondidas pelo tártaro ou manchas, e analisa-se se todos os tratamentos foram executados com eficácia.

  1. Remineralização dentária

Quando se justifica, após a destartarização, é realizada a aplicação de fluoretos. Estes auxiliam na prevenção da sensibilidade e da cárie dentária.

O tratamento realizado na consulta da Higiene Oral permite conseguir dentes e gengivas saudáveis, sem manchas extrínsecas, prevenindo o aparecimento de novas doenças orais. Desta forma, garante-se a Saúde Oral e consegue-se um sorriso esteticamente agradável.

Seguro e minimamente invasivo

Na Clínica Hugo Madeira, seguimos o protocolo GBT — Guided Biofilm Therapy (em português, Terapia Guiada por Biofilme), que consiste num tratamento minimamente invasivo e totalmente seguro.

Este método, mais confortável para o paciente, faz uso dum corante que “denuncia” a presença do biofilme (placa bacteriana). Assim, identifica-se mais facilmente as zonas de maior incidência do biofilme e a higienização torna-se mais eficaz.

Mais sobre GBT — Terapia Guiada por Biofilme

higiene oral (filha)
higiene oral (filha)

Um sorriso irresistível

O branqueamento dentário é um dos tratamentos estéticos mais procurados. É simples de realizar e, no final, o sorriso torna-se mais bonito e luminoso!

Hoje encontram-se muitas soluções caseiras de branqueamento dentário que prometem grandes resultados, mas muitas delas chegam a ser prejudiciais para a sua Saúde Oral e nocivas para a saúde geral. O ideal será realizar o tratamento sempre com a orientação de profissionais qualificados e certificados, para garantir que branqueia os dentes sem os danificar.

Mais sobre Branqueamento

Referências

  • Axelsson P, Nystrom B, Lindhe J. The long-term effect of a plaque control program on tooth mortality, caries and periodontal disease in adults. Results after 30 years of maintenance. Journal of Clinical Periodontology. 2004 Sep;31(9):749–57. https://doi.org/10.1111/j.1600-051x.2004.00563.x
  • Janiszewska-Olszowska J, Drozdzik A, Tandecka K, Grocholewicz K. Effect of air-polishing on surface roughness of composite dental restorative material – comparison of three different air-polishing powders. BMC Oral Health. 2020 Jan 30;20(1). https://doi.org/10.1186/s12903-020-1007-y
  • Worthington HV, Clarkson JE, Bryan G, Beirne PV. Routine scale and polish for periodontal health in adults. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2013 Nov 7; https://doi.org/10.1002/14651858.cd004625.pub4