Clínica

9

Equipa

9

Primeira Consulta

9

Paciente Internacional

9

Tecnologia e Inovação

9

Pagamentos e Financiamento

Tratamentos

9

Branqueamento Dentário

9

Cirurgia Oral

9

Dentisteria

9

Endodontia

9

Tratamentos Endodônticos

9

Higiene Oral

9

Implantes Dentários

9

Oclusão e Bruxismo

9

Odontopediatria

9

Ortodontia

9

Periodontologia

9

Reabilitação Oral

9

Saúde Mental

9

Sono

Conhecimento

9

Formação

Preparamos o futuro com formação especializada

9

Blog

Saiba mais sobre nós e o trabalho da nossa equipa nestes artigos de blog

9

Imprensa

Sono

A importância do sono

Associado ao exercício físico e à alimentação saudável, o sono é um dos pilares essenciais para um estilo de vida saudável. Desempenha funções importantes no nosso organismo, como a regulação hormonal, metabólica e da imunidade, mas também da função cognitiva e do humor. Por isso, é fundamental para a saúde física e o bem-estar mental.

Por outro lado, a privação crónica de sono e alguns distúrbios do sono aumentam o risco de complicações cardiovasculares dos pacientes. Portanto, na Clínica Hugo Madeira, temos uma consulta de Medicina do Sono, dedicada à melhoria da qualidade do sono dos nossos pacientes.

A ideia é realizar uma avaliação global, através do estudo do sono nível III, promover bons hábitos de sono e diagnosticar as principais doenças, para que as possamos tratar.

 

O que tratamos

Uma boa noite de sono pode ser a solução para vários males. Mas, e se não conseguir dormir bem? Na Clínica Hugo Madeira, tratamentos distúrbios do sono como:

  • Insónia;
  • Apneia do sono;
  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Bruxismo;
  • Parasónias, como sonambulismo, terrores noturnos, distúrbio comportamental REM;
  • Distúrbios do ritmo circadiano, como atraso de fase, avanço de fase, distúrbio por trabalhar por turnos, etc.;
  • Hipersonias (narcolepsia).

 

Quem podemos ajudar

Assim, deve procurar ajuda nesta consulta quem:

  • Tem dificuldade em iniciar ou manter o sono;
  • Dorme mal e está insatisfeito com a qualidade do seu sono;
  • Sente que o seu sono não é reparador e acorda cansado;
  • Tem sonolência durante o dia ou dificuldade em concentrar-se;
  • Ressona;
  • Para de respirar durante a noite;
  • Tem sonhos muito vívidos, movimentos violentos ou deambula durante a noite;
  • Tem doenças que aumentam o risco de ter um distúrbio do sono, como hipertensão arterial, diabetes, acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade;
  • Quer adotar melhores hábitos de sono.

 

Como funciona a consulta de Medicina do Sono?

A consulta de Medicina do Sono prevê a revisão dos antecedentes médicos e comorbilidades (patologias) do paciente, focando-se, essencialmente, na história de sono (hábitos e rotinas) e nas queixas em relação ao sono.

Após a avaliação médica inicial, o paciente é encaminhado para fazer os exames necessários ao diagnóstico de doença de sono.

Depois do diagnóstico, é proposto um tratamento personalizado ao paciente, que pode incluir a adoção de medidas de higiene do sono, tratamento farmacológico, terapia de pressão positiva (CPAP) ou avaliação em consulta de Medicina Dentária do Sono, para a adoção do dispositivo de avanço mandibular.

 

O estudo do sono nível III

Caso seja necessário realizar um estudo do sono nível III, que consiste num registo poligráfico do sono em ambulatório, pode realizá-lo através da Clínica Hugo Madeira.

Através dum equipamento que leva consigo para casa, serão registados vários dados durante o seu sono, como o de fluxo aéreo, de saturação de oxigénio, da frequência cardíaca e do esforço respiratório. É um exame simples, mas que permite diagnosticar os distúrbios respiratórios do sono, como a apneia do sono.

 

Durma bem, sinta-se melhor!

Dormir bem tem impacto na saúde física e mental. Por isso, se não dorme bem, talvez deva procurar ajuda. Através da nossa consulta de Medicina do Sono, conseguimos resultados como:

  • Tratamento das doenças do sono com impacto na saúde física e mental;
  • Melhoria da qualidade e continuidade do sono;
  • Melhoria da satisfação com o sono;
  • Resolução da sonolência;
  • Melhoria da performance, função cognitiva e do humor;
  • Diminuição do risco associado aos distúrbios.

 

Passo a passo da consulta de Medicina do Sono

O processo da consulta de Medicina do Sono é simples, mas meticuloso. Tudo para que saibamos, ao certo, como lhe podemos devolver noites tranquilas e reparadoras.

 

  1. Avaliação e diagnóstico
  • Avaliação de antecedentes médicos e comorbilidades;
  • Levantamento da história do sono do paciente (hábitos e rotinas);
  • Identificação das queixas de sono e dos principais problemas;
  • Discussão e aconselhamento sobre medidas de higiene do sono;
  • Proposta de meios complementares de diagnóstico, como o estudo do sono.

  1. Meios complementares de diagnóstico
  • Estudo do sono ou polissonografia;
  • Análises;
  • Exames de imagem (TAC);
  • Actigrafia.

  1. Consulta subsequente
  • Reavaliação do paciente e das queixas do sono;
  • Integração dos exames para diagnóstico;
  • Proposta de tratamento (medicação, terapia com CPAP, dispositivo de terapia posicional do sono) e eventual encaminhamento para especialidades complementares, como a Medicina Dentária do Sono, para tratamento com dispositivo de avanço mandibular.

FAQs — Perguntas Frequentes

Como posso marcar uma consulta de avaliação?

Para marcar uma consulta de avaliação, pode preencher o formulário, contactar-nos por telefone através do número (+351) 308 809 688 (custo de chamada para rede fixa nacional), enviar-nos um email para [email protected], enviar uma mensagem privada para o nosso Facebook ou Instagram ou, presencialmente, na receção da clínica.

O que é um bom sono?

Um bom sono pode definir-se como aquele que tem a duração adequada (8 a 9 horas no adulto), com um horário regular, de qualidade, contínuo e sem interrupções. No dia seguinte, ao acordar, é suposto que haja uma sensação de sono satisfatório e reparador.

O que é a higiene do sono?

A higiene do sono é um conjunto de boas práticas para cuidarmos do sono, tal como escovamos os dentes, para uma boa higiene e Saúde Oral, ou hidratamos a pele, como cuidado dermatológico. Temos de criar as condições adequadas e a oportunidade para um bom sono, com o tempo adequado e a regularidade necessárias.

O que é a insónia?

A insónia é o distúrbio do sono mais prevalente e consiste na dificuldade em iniciar ou manter o sono, causando um impacto significativo no funcionamento cognitivo, na performance de trabalho, no humor e na relação com os outros.

A procura atempada de ajuda em consulta de sono é fundamental, para identificar e corrigir comportamentos, diagnosticar outras doenças associadas e, em alguns casos, com ajuda de medicação, corrigir o problema.

Há muito tempo que tenho dificuldades em iniciar ou manter o sono. É normal?

Dormir mal não é normal. Pontualmente, todos nós poderemos ter situações de maior stress que nos criem dificuldades em adormecer ou manter o sono. Mas, quando esse problema se mantém e acontece pelo menos 3 vezes por semana, ao longo de 3 meses, estamos perante um problema de insónia crónica.

É fundamental procurar ajuda para identificar e corrigir precocemente o problema, evitando a automedicação e o perpetuar de comportamentos que apenas agravam a insónia.

O que é a apneia do sono?

A apneia do sono é um distúrbio respiratório do sono que consiste na ocorrência de paragens respiratórias durante a noite. Tem um importante impacto na qualidade do sono e no funcionamento diurno, assim como vários riscos para a saúde física e mental.

Entre os fatores de risco para a doença, destacam-se a idade, o sexo masculino e o excesso de peso e a obesidade. Algumas doenças, como a hipertensão, a diabetes, as arritmias, a insuficiência cardíaca, o AVC, o enfarte do miocárdio, a ansiedade e a depressão estão muito associadas à apneia do sono.

Quando devo suspeitar de uma apneia do sono?

Os principais sintomas da apneia do sono são o ressonar, parar de respirar, os despertares frequentes durante a noite e a sonolência ou as dificuldades de concentração durante o dia.

Como se trata a apneia do sono?

Existem muitos tratamentos disponíveis para a apneia do sono e a abordagem multidisciplinar é fundamental. Nos casos mais graves ou com doenças associadas, o tratamento com pressão positiva na via aérea (CPAP) é a terapia mais eficaz. Mas existem alternativas importantes como o dispositivo de avanço mandibular, a terapia posicional do sono e, em casos selecionados, a abordagem cirúrgica.

A avaliação por um especialista em Medicina do Sono é essencial para um tratamento personalizado.

Já faço o CPAP e não estou adaptado. Devo desistir?

A apneia do sono é uma doença com riscos sérios para a saúde. Caso não esteja adaptado ao CPAP (pressão positiva na via aérea), deve ser avaliado em consulta para que haja uma otimização da terapia, com vista a uma melhor adaptação ou proposta de terapias alternativas.

O que é a síndrome de pernas inquietas?

A síndrome de pernas inquietas é uma doença frequente que consiste numa sensação desagradável nos membros inferiores. Agrava-se com o repouso e a noite, e melhora com o movimento, podendo ser disruptiva para o sono e causar despertares ou mesmo insónia.

É uma doença frequentemente associada a baixos níveis de ferro e que, muitas vezes, se resolve apenas com a sua suplementação. Em alguns casos, os medicamentos são a causa das queixas e devem ser descontinuados. Em situações persistentes, há medicação que controla a doença, melhorando a qualidade e continuidade do sono.

Para fazer um estudo do sono tenho de dormir na clínica?

Não. Quando existe elevada suspeição da existência de apneia do sono, está indicado um estudo do sono em ambulatório, em que o doente dorme com o equipamento da clínica, mas na sua própria casa.

Muitas vezes, este estudo é suficiente para o diagnóstico para apneia do sono. Em casos mais complicados, suspeita de outras doenças ou quando este estudo é inconclusivo, pode ser necessário fazer uma polissonografia mais completa ou em laboratório.

Referências

  • International classification of sleep disorders-third edition; Sleep Medicine Textbook 2nd edition – European Sleep Research Society; American Academy Sleep Medicine