Clínica

9

Equipa

9

Primeira Consulta

9

Paciente Internacional

9

Tecnologia e Inovação

9

Pagamentos e Financiamento

Tratamentos

9

Branqueamento Dentário

9

Cirurgia Oral

9

Dentisteria

9

Endodontia

9

Tratamentos Endodônticos

9

Higiene Oral

9

Implantes Dentários

9

Oclusão e Bruxismo

9

Odontopediatria

9

Ortodontia

9

Periodontologia

9

Reabilitação Oral

9

Saúde Mental

9

Sono

Conhecimento

9

Formação

Preparamos o futuro com formação especializada

9

Blog

Saiba mais sobre nós e o trabalho da nossa equipa nestes artigos de blog

9

Imprensa

Branqueamento Dentário

O que é o Branqueamento Dentário?

O Branqueamento Dentário é um tratamento essencialmente estético, eficaz e minimamente invasivo, utilizado para branquear a superfície mais externa do dente.

Divide-se em 2 categorias: branqueamento de dentes vitais e não-vitais. Isto significa que é possível branquear dentes vitais e dentes desvitalizados ou com tratamento endodôntico.

O Branqueamento Dentário é realizado através da aplicação de um gel na superfície dentária. O contacto do princípio ativo do gel com a superfície do esmalte promove uma alteração da cor do dente, resultando num sorriso mais claro.

Os principais e mais utilizados tipos de Branqueamento Dentário são: branqueamento em consultório e branqueamento em ambulatório.

vertical branqueamento

Branqueamento Dentário em consultório

O Branqueamento Dentário em consultório compreende 2 fases: uma na clínica e outra em casa. Segue-se o passo a passo:

  • Fotografias e avaliação da cor inicial;
  • Realização de moldes ou scan intraoral para confeção das goteiras de branqueamento;
  • Colocação de afastador de lábios, isolamento da gengiva e aplicação do gel na superfície dentária, durante 60 minutos;
  • Entrega do kit ao paciente com as moldeiras e o gel de branqueamento, para completar o tratamento em casa, até atingir o resultado final;
  • Fotografias e avaliação da cor final.

 

Branqueamento Dentário em ambulatório

O Branqueamento Dentário em ambulatório consiste na realização deste tratamento pelo paciente em casa, sempre através da utilização de um gel de branqueamento aplicado em goteiras. O processo é o seguinte:

  • Fotografias e avaliação da cor inicial;
  • Realização de moldes ou scan intraoral para confeção das goteiras de branqueamento;
  • Entrega do kit ao paciente com as moldeiras e o gel de branqueamento, para a realização do tratamento em casa;
  • Fotografias e avaliação da cor final.

 

Dentes brancos? Por quanto tempo?

A durabilidade do tratamento depende, essencialmente, dos cuidados pós-tratamento. Hábitos como o consumo de alimentos e bebidas mais pigmentadas (café, chá, refrigerantes) ou o tabagismo, podem provocar o aparecimento de manchas e, por isso, alterar a cor do dente.

Mas, apesar dos hábitos, segundo os estudos já realizados, uma vez efetuado o Branqueamento Dentário, a cor do dente não terá tendência para regressar à sua cor inicial.

Existem efeitos secundários?

O principal efeito secundário associado a este tratamento é a sensibilidade dentária. Mas, normalmente, é transitória e desaparece depois de se terminar o tratamento.

Quando os tratamentos são realizados sem o acompanhamento de um profissional, há ainda outras consequências. Por isso, recomendamos que se aconselhe sempre com um Médico Dentista, de forma a não danificar os seus dentes de forma irreversível.

A quem se destina?

O Branqueamento Dentário pode ser realizado em adultos. Por outro lado, atualmente, não é recomendado em grávidas, crianças e adolescentes. Esta não-recomendação está relacionada com a ausência de estudos que confirmem a sua segurança nestes grupos de pacientes.

O Branqueamento Dentário e os outros tratamentos

Quando já se realizou outros tratamentos em regiões visíveis, como restaurações, coroas ou facetas, é recomendado proceder à sua substituição após o Branqueamento Dentário. Isto porque estes materiais não são branqueados. Assim, após o Branqueamento Dentário, as diferenças entre as zonas branqueadas e não branqueadas poderão resultar num sorriso menos harmonioso no que respeita a sua cor.

Dr. André Silva

Higienista Oral

Dra. Irene Rocha

Higienista Oral

Dra. Marta Gameiro

Higienista Oral

Dra. Mónica Duarte

Higienista Oral

Dra. Rita Alves

Higienista Oral

Dra. Sofia Morgado

Higienista Oral