Clínica

9

Equipa

9

Primeira Consulta

9

Paciente Internacional

9

Tecnologia e Inovação

9

Pagamentos e Financiamento

Tratamentos

9

Branqueamento Dentário

9

Cirurgia Oral

9

Dentisteria

9

Endodontia

9

Tratamentos Endodônticos

9

Higiene Oral

9

Implantes Dentários

9

Oclusão e Bruxismo

9

Odontopediatria

9

Ortodontia

9

Periodontologia

9

Reabilitação Oral

9

Saúde Mental

9

Sono

Conhecimento

9

Formação

Preparamos o futuro com formação especializada

9

Blog

Saiba mais sobre nós e o trabalho da nossa equipa nestes artigos de blog

9

Imprensa

odontopediatria

Artigo de Blog

Todas as questões sobre o branqueamento dentário

Set, 2020

Muitas pessoas apresentam os dentes brancos, mas à sua superfície apresentam uma grande concentração de pigmentos, que dão coloração mais escura aos dentes. 

Se desejar ter um sorriso mais branco, o branqueamento dentário é um dos tratamentos dentários de carácter estético mais frequentemente utilizado para tornar os dentes mais brancos através da remoção de pigmentação interna e externa do esmalte e da dentina (camada a seguir ao esmalte).

O branqueamento danifica os dentes?

O gel branqueador não provoca alterações na estrutura do esmalte dentário.

Para a realização do branqueamento é necessária uma avaliação clínica pelo médico dentista ou higienista oral, no sentido de assegurar o bom estado de saúde oral para a realização do tratamento.

Esta avaliação é fundamental porque caso apresente problemas gengivais e lesões de cárie dentária, o branqueamento deve ser realizado somente após o tratamento destes problemas.

Que tipo de branqueamento posso fazer?

Existem dois tipos de branqueamento: um em ambulatório, ou seja, que é realizado em casa, e outro em consultório.

Relativamente ao branqueamento em ambulatório, este é realizado em casa, através de goteiras. As goteiras de branqueamento são confeccionadas no consultório.

É utilizado um gel branqueador, o peróxido de carbamida, que pode ser utilizado até uma concentração máxima de 16%. É colocado uma pequena porção de gel em cada face do dente a branquear, e a goteira é aplicada durante o período da noite e retirada de manhã.

O branqueamento em consultório, tem uma concentração máxima de agente branqueador de 6% de peróxido de hidrogénio.

Na Clínica Hugo Madeira utilizamos um sistema de branqueamento que consiste na aplicação de 4 ciclos, com duração cada um de 15 minutos sob activação de uma luz que vai potenciar a acção branqueadora.

Quanto tempo dura o tratamento?

Após a realização do tratamento, a duração do efeito é variável. A coloração não volta à cor inicial, mas podem ocorrer alterações que provocam o escurecimento do dente. Isto vai depender dos cuidados de higiene oral diários, hábitos alimentares e consumo de tabaco, por exemplo.

Existem situações em que o padrão de cor desejado se mantém durante muitos anos, outras situações em que é necessário o reforço anualmente. A frequência de realização, neste caso, vai depender do aconselhamento do higienista oral/médico dentista.

Tenho apenas um dente escurecido, o branqueamento resolve esse problema?

Situações em que um dente se encontra desvitalizado ou tenha sofrido trauma devido a uma queda, por exemplo, este fica mais escuro que os restantes.

Nesse caso, recorre-se a um branqueamento interno sem danificar a estrutura dentária, em que o gel é aplicado no seu interior de forma a melhorar a cor dentária individual.

Quais os cuidados que devo ter ao realizar o branqueamento?

Em situações em que a pessoa apresente uma má higiene oral, com presença de tártaro e placa bacteriana ou pigmentação extrínseca, deve ser realizado uma consulta de higiene oral prévia, no sentido de os remover.

É importante que no período antes, durante (caso branqueamento em ambulatório) e depois se evitem alimentos que contenham uma elevada concentração de pigmentos, como café, vinho tinto, chá e se evite fumar.

Mais artigos

A consulta no dentista durante a gravidez

A consulta no dentista durante a gravidez

A consulta no dentista durante a gravidez Olá mães e pais, Hoje vamos desmistificar a consulta no dentista durante a gravidez. Ir, não ir? Devo esperar e ir depois do bebé nascer?     Estão a identificar-se? Pois é....Grávidas estas 40 semanas são ainda mais...

Esmalte dentário

Esmalte dentário

Como fortalecer o esmalte dentário? Fortalecer o esmalte dentário pode ser mais fácil do que imagina. Basta ter alguns cuidados básicos e, certamente, vai acabar por ter dentes mais fortes. Mas, para isso, primeiro tem de perceber o que é o esmalte e qual a sua...

O que é o Laser?

O que é o Laser?

O que é o Laser? Ao longo do tempo, especialmente nos últimos anos, a medicina dentária (MD) tem passado por uma rápida e contínua evolução graças às técnicas cada vez menos invasivas que tendem a preservar o máximo possível das estruturas orais,  utilizando novas...