Muitas pessoas apresentam os dentes brancos, mas à sua superfície apresentam uma grande concentração de pigmentos, que dão coloração mais escura aos dentes.
Se desejar ter um sorriso mais branco, o branqueamento dentário é um dos tratamentos dentários de carácter estético mais frequentemente utilizado para tornar os dentes mais brancos através da remoção de pigmentação interna e externa do esmalte e da dentina (camada a seguir ao esmalte).
O branqueamento danifica os dentes?
O gel branqueador não provoca alterações na estrutura do esmalte dentário.
Para a realização do branqueamento é necessária uma avaliação clínica pelo médico dentista ou higienista oral, no sentido de assegurar o bom estado de saúde oral para a realização do tratamento.
Esta avaliação é fundamental porque caso apresente problemas gengivais e lesões de cárie dentária, o branqueamento deve ser realizado somente após o tratamento destes problemas.
Que tipo de branqueamento posso fazer?
Existem dois tipos de branqueamento: um em ambulatório, ou seja, que é realizado em casa, e outro em consultório.
Relativamente ao branqueamento em ambulatório, este é realizado em casa, através de goteiras. As goteiras de branqueamento são confeccionadas no consultório.
É utilizado um gel branqueador, o peróxido de carbamida, que pode ser utilizado até uma concentração máxima de 16%. É colocado uma pequena porção de gel em cada face do dente a branquear, e a goteira é aplicada durante o período da noite e retirada de manhã.
O branqueamento em consultório, tem uma concentração máxima de agente branqueador de 6% de peróxido de hidrogénio.
Na Clínica Hugo Madeira utilizamos um sistema de branqueamento que consiste na aplicação de 4 ciclos, com duração cada um de 15 minutos sob activação de uma luz que vai potenciar a acção branqueadora.
Quanto tempo dura o tratamento?
Após a realização do tratamento, a duração do efeito é variável. A coloração não volta à cor inicial, mas podem ocorrer alterações que provocam o escurecimento do dente. Isto vai depender dos cuidados de higiene oral diários, hábitos alimentares e consumo de tabaco, por exemplo.
Existem situações em que o padrão de cor desejado se mantém durante muitos anos, outras situações em que é necessário o reforço anualmente. A frequência de realização, neste caso, vai depender do aconselhamento do higienista oral/médico dentista.
Tenho apenas um dente escurecido, o branqueamento resolve esse problema?
Situações em que um dente se encontra desvitalizado ou tenha sofrido trauma devido a uma queda, por exemplo, este fica mais escuro que os restantes.
Nesse caso, recorre-se a um branqueamento interno sem danificar a estrutura dentária, em que o gel é aplicado no seu interior de forma a melhorar a cor dentária individual.
Quais os cuidados que devo ter ao realizar o branqueamento?
Em situações em que a pessoa apresente uma má higiene oral, com presença de tártaro e placa bacteriana ou pigmentação extrínseca, deve ser realizado uma consulta de higiene oral prévia, no sentido de os remover.
É importante que no período antes, durante (caso branqueamento em ambulatório) e depois se evitem alimentos que contenham uma elevada concentração de pigmentos, como café, vinho tinto, chá e se evite fumar.