Em poucas palavras: Sim, pode, desde que mantenha os valores glicémicos controlados. Os processos inflamatórios que a Diabetes Mellitus desencadeia têm consequências diretas no sorriso: primeiro, levam à recessão das gengivas e à perda de dentes; depois, dificultam a osteointegração de implantes, ou seja, a união entre o osso e o implante.
A Diabetes Mellitus é uma das doenças com maior impacto na saúde oral.
Um paciente diabético pode colocar implantes dentários e próteses fixas, desde que seja um paciente controlado, isto é, um paciente com os níveis de hemoglobina glicosilada estabilizados e considerados ideais. Para tal, há algumas indicações que pode e deve seguir, tais como:
- Visitar o seu médico dentista com frequência;
- Escovar os dentes e utilizar fio dentário diariamente;
- Seguir uma dieta saudável e fazer exercício físico;
- Controlar os seus níveis de glicémia, antes e após a colocação de implantes.
Um paciente diabético (seja qual for o tipo de diabetes) não controlado apresentará dificuldades na cicatrização e na adaptação dos implantes ao osso, além de estar mais sujeito a infeções pós-cirúrgicas. No entanto, até para estes casos há solução.
Esta nossa paciente, que vê na imagem, é diabética insulinodependente, e não apresentava os valores glicémicos controlados.
Não podendo ser uma candidata a próteses fixas, a solução encontrada foi a colocação de duas próteses totais removíveis. O acompanhamento deve ser constante, para garantir que, mesmo assim, não surgem problemas, e os hábitos de higiene oral devem ser diários.
Não perca a esperança. Fale com o seu dentista e aconselhe-se. A ciência já evoluiu para ajudar pessoas com diabetes.