As dores de cabeça podem ter muitas explicações: pode ser cansaço, pode ser um problema oftalmológico, ou então pode ter a ver com os seus dentes.
Mas normalmente quando é afetada a zona das têmporas bilateralmente, mais de manhã ou ao final do dia, pode ter a ver com os seus dentes!
É sabido que o bruxismo — hábito inconsciente de ranger ou apertar os dentes, seja a dormir ou acordado — pode provocar dores de cabeça, bem como dores musculares, principalmente na zona por baixo dos ouvidos, o desgaste precoce dos dentes, cansaço ao mastigar e outros problemas.
Existe uma correlação direta entre o bruxismo e alterações de stress e níveis de ansiedade. Numa altura de pandemia e possível isolamento social, com níveis de stress exponenciais, poderá haver um apertamento ou ranger dos dentes até ao ponto de sentirmos dor.
Já pensou que o seu sono pode ficar igualmente afetado? Muitas vezes a relação qualidade de sono-bruxismo é bidirecional.
É fundamental ter atenção aos seus próprios hábitos, como por exemplo reparar se dá por si muitas vezes a ranger os dentes ou a apertá-los ou se faz muita pressão nas bochechas.
Dicas:
Se dorme acompanhado, a pessoa ao seu lado provavelmente já terá reparado, pois o barulho do ranger de dentes pode ser um incómodo para quem tenta dormir.
Reparar se está a dormir mais tarde, se sente que o seu sono não é tão reparador, se tem adormecido a ver televisão, se acorda mais vezes durante a noite, tudo isto podem ser sinais que precisa de fazer alterações na sua rotina.
Como se trata e que exercícios posso fazer?
A primeira coisa a fazer passa por evitar que esses hábitos provoquem ainda mais danos.
Numa altura em que estamos sujeitos a altos níveis de stress, é importante tentarmos controlar esta situação, há assim diversos pontos:
• Manter rotinas de sono
• Fazer exercício físico durante o dia e nunca até 3 horas antes de dormir
• Fazer refeições leves à noite
• Ausência de exposição a televisão/ telemóveis/ computadores 1 hora antes de dormir
• Meditar 2x dia
• Planear o dia
• Fazer pausas durante o trabalho ou mesmo durante as tarefas de casa para relaxar e
melhorar postura
• Relaxar toda a musculatura facial
• Fazer exercícios de respiração
• Usar aplicações para lembretes para não apertar dentes
• Fazer exercícios para melhorar relaxamento muscular e articular da ATM
Além destas medidas, existem aparelhos, conhecidos como goteiras, que simplesmente evitam o contacto entre os dentes e, através da sua utilização, é possível evitar o ranger e o desgaste.
A promoção do exercício físico, de formas de relaxamento e até a adoção de um horário rigoroso de sono pode fazer maravilhas neste sentido.
Na Clínica Hugo Madeira todos os profissionais estão a par das mais recentes pesquisas e tudo farão para o ajudar a ultrapassar esta dificuldade, que pode estar estragar-lhe a vida, mesmo sem o saber.