Clínica

9

Equipa

9

Primeira Consulta

9

Paciente Internacional

9

Tecnologia e Inovação

9

Pagamentos e Financiamento

Tratamentos

9

Branqueamento Dentário

9

Cirurgia Oral

9

Dentisteria

9

Endodontia

9

Higiene Oral

9

Implantes Dentários

9

Oclusão e Bruxismo

9

Odontopediatria

9

Ortodontia

9

Periodontologia

9

Reabilitação Oral

9

Saúde Mental

9

Sono

Conhecimento

9

Formação

Preparamos o futuro com formação especializada

9

Blog

Saiba mais sobre nós e o trabalho da nossa equipa nestes artigos de blog

Artigo de Blog

Saiba como controlar a Placa Bacteriana em Próteses e Coroas sobre Implantes

Jul, 2020

Para evitar o desenvolvimento de doenças ao redor dos implantes (mucosite peri- implantar e peri-implantite), provocadas pela acumulação de placa bacteriana, há que conhecer os instrumentos e compreender a utilização para que o controlo desta seja o mais eficiente possível.

Escova de dentes Manual/Elétrica:

A escova contribui para o controlo mecânico da placa bacteriana, mas isoladamente não é suficientemente eficaz para eliminar a placa bacteriana na sua totalidade.

É sempre necessário ter instrumentos auxiliares para garantir que é removida a placa bacteriana com eficácia.

E as escovas elétricas, são eficazes?

A escova elétrica, por apresentar uma cabeça mais pequena, facilita o acesso aos locais a higienizar e, por isso, mostra ser mais eficaz que a escova manual (aconselhe-se com o seu higienista sobre a escova a adquirir e como utilizar).

A escovagem deve ser realizada 2 vezes por dia no mínimo, alcançando a estrutura da prótese/ponte/coroa, assim como os tecidos circundantes de suporte devem ser massajados (gengiva).

Instrumentos auxiliares:

Existe uma grande variedade de instrumentos que permitem complementar a escovagem. Devem ser utilizados no mínimo 2 vezes por dia e adaptadas ao tipo de reabilitação presente.

  1. Fio dentário específico

O  Super  Floss®/Implant  Floss®   permite  higienizar  em  redor  do  implante  e deve ser inserido de ambos os lados, abrangendo toda a área de superfície e pontos de contacto, deslizando suavemente em direção à gengiva.

2. Escovilhões

O escovilhão permite a remoção de placa bacteriana em áreas estreitas ou de difícil acesso. É mais fácil de utilizar, pois não exige uma destreza manual tão grande comparativamente com o Super Floss®. O tamanho do escovilhão deve ser recomendado pelo seu higienista oral ou médico dentista pois tem de se encontrar bem adaptado aos espaços existentes entre as reabilitações.

3. Outras escovas

São escovas que apresentam um design específico para facilitar a higiene das estruturas suportadas por implantes. Apresentam cabos angulados, cabeças com dimensão pequena e estreita para conseguirem facilitar o alcance de toda a área de superfície das estruturas.

4. Sistema de Irrigação (Jato de Água)

Os sistemas de irrigação ajudam na remoção da placa bacteriana, podendo ser utilizada apenas água ou com soluções antissépticas. Estes facilitam o acesso aos locais onde os outros instrumentos por si não chegam. São fáceis e seguros de utilizar.

No entanto, o sistema de irrigação não é substituto da escovagem ou de instrumentos auxiliares. Este atua como complemento e deve ser utilizado no mínimo 2 vezes por dia após realização do controlo de placa bacteriana pela escova e complementos.

Irrigadores que associem água e soluções antimicrobianas provaram ser eficazes na redução da inflamação gengival e manutenção da saúde dos tecidos de suporte.

A manutenção das reabilitações depende do controlo da placa bacteriana, sendo então necessária a utilização e conjugação de vários instrumentos de higiene oral, sendo a motivação e instrução dos pacientes fundamentais.

Quando usados corretamente, a escovagem e instrumentos complementares são seguros e eficazes no controlo de placa bacteriana, mas dependem do empenho do paciente e da sua destreza manual assim como da técnica de higienização utilizada.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre este tema e como deve fazer para realizar a sua higiene oral diária se tem implantes dentários, consulte o seu higienista oral ou médico dentista.

Mais artigos