Clínica

9

Equipa

9

Primeira Consulta

9

Paciente Internacional

9

Tecnologia e Inovação

9

Pagamentos e Financiamento

Tratamentos

9

Branqueamento Dentário

9

Cirurgia Oral

9

Dentisteria

9

Endodontia

9

Higiene Oral

9

Implantes Dentários

9

Oclusão e Bruxismo

9

Odontopediatria

9

Ortodontia

9

Periodontologia

9

Reabilitação Oral

9

Saúde Mental

9

Sono

Conhecimento

9

Formação

Preparamos o futuro com formação especializada

9

Blog

Saiba mais sobre nós e o trabalho da nossa equipa nestes artigos de blog

Artigo de Blog

Sabia que o seu filho pode utilizar aparelho ortodôntico invisível? 

Dez, 2021

Podemos comparar os aparelhos invisíveis aos aparelhos convencionais, no que diz respeito aos resultados. Contudo, as suas vantagens superam os aparelhos convencionais, isto porque, para além do tempo de tratamento ser mais reduzido, não obrigam a tantas restrições e cuidados, tornando-os na opção mais conveniente, quer para adultos com estilos de vida mais agitados, mas também para crianças e jovens.

 

O aparelho ortodôntico invisível é indicado para crianças? 

Os aparelhos ortodônticos e ortopédicos em crianças têm como objetivo corrigir alterações dentárias e esqueléticas (ósseas), permitindo um bom desenvolvimento dos maxilares e estruturas envolvidas. O desenvolvimento correto destas estruturas desde cedo, irá permitir uma melhor mastigação, respiração e fonética, ao longo da vida. 

O aparelho invisível, não é só  indicado para adultos. Nas crianças, é a forma mais prática e confortável de usar aparelho ortodôntico. Para além do  número de visitas ao Ortodontista para manutenção dos aparelhos ser menor, o tratamento é menos doloroso e permite que as crianças tenham maior facilidade em escovar os dentes, e mantenham uma alimentação normal (sem restrições). Estas são apenas algumas das inúmeras vantagens destes aparelhos em crianças e jovens.

 

Qual a idade indicada para uma criança iniciar um tratamento com aparelho dentário? 

Existe o “mito” de que só se deve colocar aparelho nas crianças quando já nasceram todos os dentes definitivos, o que é errado. Existem inúmeros procedimentos que podem ser feitos ainda com a dentição de leite de forma a orientar o crescimento dos maxilares evitando tratamentos mais severos na idade adulta. Assim, o ideal é as crianças fazerem uma primeira consulta de Ortodontia a partir dos 4-5 anos de idade.

 

Que tipo de aparelhos ortodônticos existem? 

De acordo com cada caso, pode ser necessária uma intervenção dentária, esquelética ou ambas. Existem aparelhos ortopédicos e ortodônticos, ambos com opções fixas e removíveis. Quando é necessário corrigir alguma componente óssea, por norma, inicia-se o tratamento utilizando aparelhos ortopédicos e quando estamos perante um problema apenas dentário utilizam-se os aparelhos ortodônticos. 

Os aparelhos ortodônticos dividem-se em duas categorias principais, os fixos e os removíveis. Os fixos, são os mais convencionais, que correspondem aos brackets metálicos ou cerâmicos. Estão indicados tanto em crianças como em adultos; exigem mais cuidado na higiene oral e alimentação e não dependem unicamente da colaboração do paciente.

Os aparelhos ortodônticos removíveis, consistem em alinhadores transparentes, que em relação aos fixos permitem uma maior facilidade em fazer uma boa higiene oral, não afeta  a mastigação e alimentação e tem uma componente estética que em muito os evidencia, precisamente por serem transparentes.

 

Quanto tempo dura o tratamento numa criança?

A duração do tratamento depende de caso para caso. Muitas vezes, quando os pacientes ainda são muito jovens (6/7 anos), pode ser necessária uma primeira abordagem esquelética (óssea) e mais tarde uma abordagem ortodôntica. O aparelho invisível representa uma maior versatilidade em situações deste género, permitindo (em muitos casos) tratar a componente dentária, mas possibilitando também alguma alteração a nível ósseo. Os tratamentos podem durar aproximadamente 2 anos.

 

As 3 principais vantagens são: 

  • Causar menos desconforto. Por ser feito exatamente à medida do doente, o número de visitas ao Ortodontista para a sua manutenção são mais reduzidas. Desta forma, o facto deste aparelho poder ser removido, torna-o muito prático e cómodo. 

  • Estética e aparência; O aparelho invisível permite realizar um tratamento ortodôntico eficaz e discreto, através de alinhadores dentários transparentes, que são praticamente imperceptíveis na boca.

  • Fácil higiene e manutenção; Em comparação ao aparelho ortodôntico convencional, os aparelhos invisíveis são de fácil manutenção e limpeza, não acumulando partículas de alimentos, para além de permitir que se cumpra a higiene oral diária de forma normal, através da escovagem e uso de fio dentário. Mantendo desta forma, as gengivais saudáveis e sem irritação.

Artigo originalmente publicado na Revista Cristina

Marque consulta aqui

Mais artigos