Sabia que já se podem remover facetas e coroas cerâmicas sem danificar os seus dentes naturais?
Desde o seu surgimento, os tratamentos com facetas de cerâmica permitiram aos dentistas transformar o sorriso de um paciente quase instantaneamente. Porém, por vezes as facetas necessitam de substituição em resultado do surgimento de cáries, fraturas, ou simplesmente porque o paciente está insatisfeito com o resultado estético.
O Laser de Érbio pode ser usado para remover facetas e coroas cerâmicas, ao mesmo tempo que as mantém inteiras, ou com mínimo dano. Ao fazer isso, esta ferramenta utilizada na remoção de peças de cerâmica, como as facetas ou as coroas, fornece aos médicos uma alternativa para peças de mão de alta velocidade, como as brocas, evitando danos adicionais à estrutura dental subjacente.
Através da utilização do Laser de Érbio, é possível a remover facetas e coroas sem haver necessidade de anestesia
Este tipo de laser tem muita afinidade por tecidos com água; a aplicação da luz laser vai permitir transmitir a sua energia aos materiais que fazem a colagem/ligação da cerâmica das facetas aos dentes, pois estes materiais têm muita água. Ao absorverem essa energia os materiais alteram as suas propriedades como a força de ligação (ao dente natural), sofrem alterações térmicas e estruturais e como resultado de todas estas alterações, descolam melhor e com mais rapidez. Isto torna este tipo de procedimento muito menos invasivo, em comparação à técnica mais convencional que utiliza brocas e que pode acabar por desgastar mais os dentes do paciente.
O laser permite que a remoção seja menos dolorosa pois há menos indução de calor aos tecidos, pelas próprias características do laser e pelo facto de as brocas gerarem muito mais fricção e calor. Além disso, há menos risco de fratura e de danos no esmalte. Em algumas situações, pode até ser possível recuperar algumas destas peças (cerâmicas), mesmo após a descolagem, quando existe necessidade de proceder a alterações na sua posição, forma, tamanho ou cor.
Este calor gerado pelas brocas convencionais, leva ao sobreaquecimento do dente, o que gera mais sensibilidade para o paciente e, inclusivamente, pode resultar na necessidade de desvitalizações não desejadas, o que se evita com a utilização do laser no procedimento.
O laser pode ser também aplicado em cirurgia, como uma mais-valia, já que permite tanto fazer uma cirurgia de tecidos moles, tal como a gengivectomia ou a cirurgia plástica gengival, com menos hemorragia e com uma recuperação muito mais rápida, assim como a cirurgia de osso, como num caso de siso incluso ou alongamento coronário. Uma das grandes valências é podermos realizar os moldes com muito menos hemorragia para realização de provisórios, logo no dia em que se fazem os alongamentos coronários. Torna a cirurgia mais rápida e o tempo de recuperação mais curto, com menos dor e menos edema / inchaço.
Outras vantagens da utilização do Laser de Érbio em:
- Em cirurgia o Laser tem a capacidade de cortar o tecido dentário, de forma menos traumática para o paciente, com menos aquecimento e permitindo preparar o esmalte para procedimentos simples, com efeitos de dor reduzidos.
- Odontopediatria – Nesta área reduz a ansiedade das crianças, porque o ruído causado pelo laser é muito inferior aos das brocas convencionais. Para além disso, em alguns tipos de cáries mais superficiais pode ser utilizado sem anestesia, pois o próprio laser provoca menos dor, comparativamente à pressão da broca.
- Roncopatia – Nem todos os doentes são aptos a serem tratados com laser para a roncopatia, mas, mediante avaliação prévia, alguns casos podem ser tratados com enorme sucesso. Os tecidos moles causadores da doença, pela ação do laser, ficam mais firmes, reduzindo a obstrução da via aérea e como tal o som causado pela flacidez destes mesmos tecidos, o ronco.
- Implantologia; uma alternativa com resultados efetivos no tratamento de Perimplantites (infeção em redor do implante), com capacidade de desinfeção dos tecidos e descontaminação dos implantes, assim como limpeza cirúrgica em torno dos mesmos, com um pós-operatório favorável.
- Redução de edema: efeito anti-inflamatório.
- Ausência da necessidade de suturas em alguns tipos de cirurgia.
- Remoção eficaz de lesão de cárie; remoção mais seletiva da cárie, preservando mais facilmente a estrutura dentária sã.
- Endodontia; preparação dos canais e cirurgia apical (remoção cirúrgica da ponta da raiz do dente, associada a uma lesão).
Esta inovação em Medicina Dentária permite aumentar o tempo de vida dos dentes naturais, tornando-se num alívio para muitos pacientes que têm na boca peças cerâmicas insatisfatórias ou resultantes de procedimentos mal concluídos.
“Originalmente escrito em Revista Cristina”