Clínica

9

Equipa

9

Primeira Consulta

9

Paciente Internacional

9

Tecnologia e Inovação

9

Pagamentos e Financiamento

Tratamentos

9

Branqueamento Dentário

9

Cirurgia Oral

9

Dentisteria

9

Endodontia

9

Tratamentos Endodônticos

9

Higiene Oral

9

Implantes Dentários

9

Oclusão e Bruxismo

9

Odontopediatria

9

Ortodontia

9

Periodontologia

9

Reabilitação Oral

9

Saúde Mental

9

Sono

Conhecimento

9

Formação

Preparamos o futuro com formação especializada

9

Blog

Saiba mais sobre nós e o trabalho da nossa equipa nestes artigos de blog

9

Imprensa

odontopediatria

Artigo de Blog

Redesenhar o sorriso – Facetas cerâmicas

Out, 2020

Veja o seu sorriso ideal, mesmo antes de iniciar o tratamento.

As facetas cerâmicas, ou lentes de contato dentárias, são um dos tratamentos dentários mais procurados para otimizar a beleza dos dentes naturais. É um procedimento relativamente simples, mas de elevada exigência técnica, que resulta num sorriso de sonho. As facetas permitem que se redesenhe um sorriso, modificando a sua forma e aparência, corrigindo falhas estéticas, mais ou menos visíveis, sem comprometer a função e estrutura natural dos dentes.

 

Porquê colocar facetas dentárias? 

A construção de um sorriso através de facetas dentárias pode ser a melhor solução para problemas como: 

  • Dentes sem coloração ou manchados; 
  • Dentes desgastados; 
  • Dentes fraturados;
  • Dentes desalinhados ou com formato irregular;
  • Dentes com espaçamento entre eles.

 

Como são aplicadas as facetas nos dentes?

Geralmente, para a realização deste tipo de tratamento são necessários 3 passos fundamentais:

 

1. Diagnóstico e definição do projeto do sorriso; 

Numa primeira consulta é muito importante que o paciente manifeste a sua vontade e expectativas a nível estético. Temos de perceber e avaliar a condição da sua saúde oral e quantas facetas serão necessárias para obter um resultado satisfatório. 

São realizadas as fotografias e radiografias bem como um scan digital que permitem a criação de um plano de tratamento ideal para orientar todo o caso, do início ao fim. 

A utilização do Digital Smile Design como ferramenta de planeamento de um sorriso tem um papel fundamental no processo de reabilitação, permitindo ao paciente perceber como ficará o seu sorriso antes mesmo de iniciar o tratamento. No caso de pacientes que vivem no estrangeiro, esta ferramenta é fundamental porque permite, mesmo à distância, que através de uma pré-avaliação online e de conversar com o médico dentista, seja possível visualizar um esboço do resultado final antes de vir concluir a intervenção.

 

2. Preparação e colocação de facetas provisórias

Entre esta consulta e a consulta para a colocação final das facetas, existe um período de tempo que, dependendo do número de facetas, pode durar aproximadamente uma semana, para que o laboratório possa criar o sorriso perfeito, à sua medida, com atenção ao mais pequeno detalhe.

 

3. Colocação das facetas definitivas e ajustes finais

Nesta consulta, é realizada a prova das facetas definitivas e, caso o médico dentista e o paciente estejam felizes com o resultado procede-se à colocação final de forma permanente, para um sorriso muito harmonioso e natural.

 

Então, as facetas estragam os nossos dentes?

Na verdade, não estragam os dentes. É colocada uma cimentação adesiva que une a faceta ao dente, como se fizesse parte do mesmo. Pode ou não ser necessário um desgaste mínimo nos dentes, dependendo de cada caso. Existem técnicas minimamente invasivas que permitem que as facetas apresentem grande estabilidade ao longo do tempo, quer em formato, cor e brilho.

 

Quanto tempo duram as facetas?

Após a colocação de facetas, deve tratá-las da mesma forma que cuida dos seus dentes naturais, através de uma escovagem regular e do uso de fio dentário. Para além disto é importante que mantenha as suas visitas regulares ao dentista. Com os cuidados adequados, as facetas podem sobreviver por décadas.

 

Quanto custa um tratamento com facetas dentárias?

O valor do tratamento através de facetas varia de acordo com vários fatores, como:

  • o número de dentes – por vezes, uma faceta não é suficiente para corrigir o problema de um dente pois pode ser necessário colocar facetas nos dentes vizinhos de forma a camuflar outras situações.
  • o material utilizado na faceta – a cerâmica é um material mais dispendioso do que, por exemplo, a resina composta utilizada em restaurações estéticas. No entanto, a cerâmica apresenta maior resistência e estética, enquanto que as resinas são menos duradouras e naturais.
  • a técnica de aplicação utilizada.

Artigo originalmente escrito na Revista Cristina.

 

Mais artigos

A consulta no dentista durante a gravidez

A consulta no dentista durante a gravidez

A consulta no dentista durante a gravidez Olá mães e pais, Hoje vamos desmistificar a consulta no dentista durante a gravidez. Ir, não ir? Devo esperar e ir depois do bebé nascer?     Estão a identificar-se? Pois é....Grávidas estas 40 semanas são ainda mais...

Esmalte dentário

Esmalte dentário

Como fortalecer o esmalte dentário? Fortalecer o esmalte dentário pode ser mais fácil do que imagina. Basta ter alguns cuidados básicos e, certamente, vai acabar por ter dentes mais fortes. Mas, para isso, primeiro tem de perceber o que é o esmalte e qual a sua...

O que é o Laser?

O que é o Laser?

O que é o Laser? Ao longo do tempo, especialmente nos últimos anos, a medicina dentária (MD) tem passado por uma rápida e contínua evolução graças às técnicas cada vez menos invasivas que tendem a preservar o máximo possível das estruturas orais,  utilizando novas...