Clínica

9

Equipa

9

Primeira Consulta

9

Paciente Internacional

9

Tecnologia e Inovação

9

Pagamentos e Financiamento

Tratamentos

9

Branqueamento Dentário

9

Cirurgia Oral

9

Dentisteria

9

Endodontia

9

Tratamentos Endodônticos

9

Higiene Oral

9

Implantes Dentários

9

Oclusão e Bruxismo

9

Odontopediatria

9

Ortodontia

9

Periodontologia

9

Reabilitação Oral

9

Saúde Mental

9

Sono

Conhecimento

9

Formação

Preparamos o futuro com formação especializada

9

Blog

Saiba mais sobre nós e o trabalho da nossa equipa nestes artigos de blog

9

Imprensa

odontopediatria

Artigo de Blog

Recuperar a saúde através da boca

Ago, 2023

Já pensou como a sua boca pode ser importante para a identificação de outras patologias no seu corpo?

Através de exames detalhados e da história clínica do paciente, podem ser diagnosticados problemas de saúde geral através de estruturas, sinais e sintomas presentes na boca.

Por isso, a Clínica Hugo Madeira é composta por uma equipa multidisciplinar para que a consulta de avaliação inclua o plano de tratamento ideal e mais completo, tendo em vista não só a reabilitação dos seus dentes mas também outras áreas como a medicina do sono e pneumatologia.

Neste caso, a paciente apenas apresentava um dente e, tal como se verifica em muitos casos, nunca se conseguiu adaptar à prótese removível por esta apresentar uma cobertura no palato (céu da boca) que a impedia de sentir o sabor dos alimentos.
Esse era o motivo principal pelo qual a paciente não utilizava qualquer tipo de reabilitação para substituir os dentes ausentes, à semelhança do que acontece com cerca de 48% dos portugueses (Dados do Barómetro da Saúde Oral de Portugal, em 2022).

Depois de tantos anos com apenas um dente na boca, pudemos verificar as consequências graves não só a nível articular, mas também muscular e nos efeitos que estas tiveram na sua qualidade de vida, uma vez que também as funções mastigatórias e fonéticas saíram prejudicadas.

Desta forma, tendo em conta a disponibilidade óssea e o perfil facial, a nossa equipa de reabilitação decidiu avançar para colocação de implantes e próteses fixas totais que se enquadram nos parâmetros funcionais e permitiram a recuperação de uma mastigação eficiente, devolveu a capacidade fonética e, claro, um sorriso esteticamente bonito, que foi ao encontro do que era pretendido pela paciente.

A perda dentária e a sua não substituição potencia doenças do foro respiratório e gengival, que podem ser graves e colocam em risco a saúde geral dos pacientes. A título de exemplo, um estudo recente dá conta da relação directa entre perda de dentes e surgimento de doença de Alzheimer.

A mesma equipa de reabilitação oral identificou a suspeita de um distúrbio respiratório do sono e encaminhou a paciente para o exame diagnóstico existente na nossa clínica, que é realizado em ambulatório. A Drª Vânia Caldeira confirmou que a paciente apresentava uma apneia do sono grave e que provoca a obstrução das vias aéreas durante o sono, acarretando riscos cardiovasculares (como hipertensão arterial, arritmias e infarto), metabólicos (por exemplo, a diabetes) e comprometimento de capacidade intelectual, uma vez que os pacientes com esta síndrome apresentam um aumento de sonolência diurna.

Foi iniciado o tratamento ideal para este caso que é a utilização do CPAP – equipamento de pressão positiva onde, através da utilização de uma máscara durante a noite, se previnem paragens respiratórias, melhorando os sintomas e com isto diminuindo os riscos associados à apneia do sono.
A paciente terá de continuar a realizar este tratamento uma vez que falamos de uma doença crónica.

A partir de hoje esta paciente terá muitos mais motivos para sorrir, graças ao esforço conjunto de uma equipa médica multidisciplinar que vai muito além da medicina dentária.

Mais artigos

A consulta no dentista durante a gravidez

A consulta no dentista durante a gravidez

A consulta no dentista durante a gravidez Olá mães e pais, Hoje vamos desmistificar a consulta no dentista durante a gravidez. Ir, não ir? Devo esperar e ir depois do bebé nascer?     Estão a identificar-se? Pois é....Grávidas estas 40 semanas são ainda mais...

Esmalte dentário

Esmalte dentário

Como fortalecer o esmalte dentário? Fortalecer o esmalte dentário pode ser mais fácil do que imagina. Basta ter alguns cuidados básicos e, certamente, vai acabar por ter dentes mais fortes. Mas, para isso, primeiro tem de perceber o que é o esmalte e qual a sua...

O que é o Laser?

O que é o Laser?

O que é o Laser? Ao longo do tempo, especialmente nos últimos anos, a medicina dentária (MD) tem passado por uma rápida e contínua evolução graças às técnicas cada vez menos invasivas que tendem a preservar o máximo possível das estruturas orais,  utilizando novas...