Como há muito se diz por aí: “Julgamos o livro pela capa”. Se é correto fazê-lo ou não, e em que circunstâncias? É difícil responder. Mas a verdade é que a aparência ocupa — sempre ocupou — um lugar importante na sociedade. O que nem sempre é consensual é a forma como percecionamos a “capa de cada livro”, a aparência de cada um: o que para uns é aceitável, para outros não é.

O sorriso, por exemplo, é um cartão-de-visita que tem muito a dizer sobre alguém, pelo menos na sociedade em que vivemos. A função dos dentes é essencial (trincar, mastigar, falar, respirar), mas também o seu papel na aparência e autoestima. Dentes bonitos ou feios, direitos ou tortos, brancos ou amarelos, grandes ou pequenos… todos os detalhes contam. Felizmente, hoje em dia, todos estes detalhes podem ser alterados, graças à medicina dentária estética.

Na Clínica Hugo Madeira, recebemos muitos pacientes insatisfeitos com o seu sorriso; têm dentes saudáveis mas, esteticamente, insatisfatórios. Pedem-nos “o sorriso das novelas” ou o “sorriso de hollywood”, os dentes brancos e dentes perfeitos que vêem na televisão, no cinema e nas revistas. Regularmente alertamos para o facto de muitos desses sorrisos não serem exatamente reais pois, tanto no ecrã como no papel, há truques que escondem as inúmeras imperfeições… mas, é possível chegar perto daquela “perfeição”. Dependendo de caso para caso, a solução poderá passar pelo uso de um aparelho dentário que alinha os dentes, por um branqueamento dentário que corrige a cor dos dentes, ou pela aplicação de facetas dentárias de cerâmica para uma correção mais profunda.

No entanto, a busca pelo sorriso perfeito tem um segredo que, na Clínica Hugo Madeira, não escondemos de ninguém: o sorriso só se tornará perfeito se estiver adequado ao rosto que o recebe. Ainda que todas as técnicas dentárias possam ser aplicadas num sorriso tornando-o branco e simétrico, ele só será “perfeito” se for feito à medida do paciente, caso contrário, não será mais do que um óbvio “sorriso falso”.

É possível mudar o seu sorriso, é possível “alterar a capa do seu livro”, mas escolha bem a capa. A ajuda do dentista é essencial na definição de cada detalhe do seu novo sorriso, na busca pelo “sorriso de Hollywood”. Evite que, ao olhar para o seu sorriso, pensem: “aqueles dentes não são verdadeiros”.

Artigo originalmente publicado na Revista Cristina.