É importante salientar que uma ida ao dentista nem sempre resulta em tratamentos cirúrgicos. Uma simples ida ao dentista para fazer um check-up ou uma higiene oral, nem sempre precisam de cuidados extra após consulta. Já no caso da cirurgia, como uma simples extração de um dente do siso, existem alguns cuidados a ter. São cuidados pós-operatórios muito importantes, tendo a alimentação um papel fundamental na sua recuperação.
E nestes casos, afinal, o que posso comer depois de ir ao dentista?
Dependendo do tipo de intervenção deve-se adaptar também o tipo de alimentação no pós-cirúrgico.
Nos primeiros dias após a cirurgia deve-se ingerir uma grande quantidade de líquidos (água, chá frio) e optar por uma alimentação líquida/pastosa, fria a morna.
Alguns exemplos são: sumos de fruta naturais, gelados, sopa passada, iogurtes, batidos, puré, carne picada, peixe e legumes cozidos, gelatina.
Não é recomendado, por outro lado, o consumo de alimentos ácidos ou condimentados e aperitivos crocantes, visto que podem provocar irritação gengival e comprometer a cicatrização. Deve evitar adicionalmente a utilização de palhinhas tendo em conta que o movimento de sucção pode impedir a cicatrizarão óssea e gengival.
Após uma cirurgia de carga imediata/dentes em um dia, para além destes cuidados, durante o primeiro mês deve-se manter uma alimentação pastosa e mastigar para os dois lados, para não haver uma carga desequilibrada. Até ao terceiro mês deve evitar -se alimentos duros assim como trincar os alimentos
com os dentes da frente.
Este processo auxilia a cicatrização dos tecidos e possibilita a regressão do inchaço (edema) da zona intervencionada.