Para manutenção de uma boa saúde dos dentes e das gengivas é muito importante a utilização do fio dentário, uma vez que a escova não é suficiente para remover toda a placa bacteriana (restos de comida e bactérias) que se acumula ao longo do dia. Assim, o fio dentário vai permitir remover as bactérias e restos de alimentos em zonas onde a escova não consegue chegar.
Mas como podemos ter a certeza que estamos a utilizar o fio adequado para o nosso sorriso?
Fio dentário não encerado – é o tipo de fio mais “comum” e que mais facilmente encontramos à venda. O facto do fio não ser encerado dificulta muitas vezes a sua utilização, uma vez que tem mais tendência para se rasgar ou desfiar, no entanto, está indicado para espaço interdentários muito pequenos.
Fio dentário encerado – contrariamente ao fio anterior, este facilita muitas vezes a sua utilização. Como é encerado, escorrega facilemte permitindo assim a higienização entre dentes que estão muito juntos.
Fita dentária – a fita dentária é mais larga mas mais fina do que o fio. É recomendada, muitas vezes, como uma boa opção pelo facto de ser mais eficaz a remover a placa bacteriana porque consegue preencher o espaço interdentário na sua totalidade. Paralelamente a este tipo de fita, encontramos também o fio expansível que, similarmente, preenche o espaço interproximal e permite a remoção mais eficaz da placa bacteriana nesta zona.
Super floss/ Acess floss / Implant floss – este tipo de fio é indicado para pacientes com aparelhos ortodônticos fixos, coroas e implantes. Possui uma ponta que permite passar por baixo dos aparelhos e coroas permitindo higienizar os dentes, implantes e gengivas de forma correta.
Fio dentário com suporte – este fio apresenta um suporte em plástico que muitas vezes pode facilitar o seu uso, no entanto a sua eficácia é mais reduzida em relação aos outros tipos de fio, não conseguindo remover a totalidade da placa bacteriana.
São várias as opções de fio dentário que estão disponíveis, no entanto não existe uma diferença comprovada na eficácia de cada um mas a verdade é que a fita e o fio encerados estão associados a um maior conforto e eficácia na sua utilização.
O fio dentário é uma tarefa que requer alguma técnica e paciência, por isso a recomendação das nossas higienistas é que adopte este hábito antes da sua escovagem da noite.
A escolha do tipo de fio deverá ser adaptada a cada paciente. Peça ajuda ao seu higienista ou médico dentista para escolher a melhor opção para o seu sorriso.