“Tenho pavor de dentistas!” “Detesto esta cadeira!” “ Só de pensar no barulho até dá arrepios!” “Vai doer muito?”
Infelizmente, o medo de ir ao dentista ainda está muito presente na sociedade atual. A boa notícia, é que esse paradigma está a mudar de dia para dia!
De um modo geral, os pacientes que chegam com este tipo de ansiedade baseiam os seus medos em motivos específicos. Ou têm medo de agulhas e a anestesia pode ser um fator de ansiedade; ou porque os barulhos os incomodam; têm medo de sentir dor ou de se sentirem mal durante o tratamento; ou porque tiveram más experiências no passado.
Todas as causas de medo e ansiedades são válidas e nenhuma é desvalorizada por quem o está a tratar. Por isso mesmo, apresentamos aqui 5 boas razões para não ter medo de ir ao dentista.
1 – Os dentistas são profissionais de saúde que estão aqui para si
A Medicina Dentária tem sofrido avanços extraordinários ao longo dos anos, não só em conhecimento como em tecnologia, e todos os nossos Médicos Dentistas têm formação avançada relativamente aos procedimentos que estão a realizar. Além disso, preocupam-se com o seu bem-estar, sendo o seu principal objetivo tratar da sua saúde e diminuir o seu medo de ir ao dentista.
2 – Os tratamentos dentários não têm que ser dolorosos
O medo de ir ao dentista assim com a dor no tratamento dentário é, cada vez mais, uma coisa do passado. A maior parte dos tratamentos dentários são realizados sob anestesia local. Em procedimentos mais complexos, podemos ainda recorrer a técnicas de sedação consciente, profunda ou até mesmo anestesia geral. O conforto dos pacientes é uma das nossas principais preocupações.
Como o tratamento não termina no consultório, nos pós tratamento também não existem motivos para preocupações ou ter medo de ir ao dentista. Desenvolvemos protocolos farmacológicos para evitar complicações e mantemos um acompanhamento próximo com o paciente para garantir que tudo corre bem.
3 – A anestesia não dói
Atualmente existem diversas técnicas anestésicas de modo a evitar que este seja um momento doloroso na consulta e provoque medo de ir ao dentista, até porque é um dos primeiros passos do tratamento. Além de procedimentos próprios de minimização de sensibilidade, existem agulhas de muito baixo calibre, cremes pré-anestésicos, equipamento de perfusão controlada e várias técnicas de relaxamento.
4 – O ambiente clínico é estudado para que sinta tranquilo
Todo o ambiente da clínica dentária, tanto na sala de espera como nos consultórios tende a ser confortável e relaxante para que tenha uma experiência agradável na sua visita à clínica. Os consultórios estão equipados com cadeiras confortáveis, música ambiente, climatização e minimização de ruídos externos, de forma a que se tiver medo de ir ao dentista, possamos traquilizá-lo.
5- Explicamos-lhe tudo sobre o seu tratamento
A relação médico-paciente é fundamental para nós e a confiança é base da nossa relação. Queremos integrá-lo no tratamento e explicamos tudo sobre os seus problemas e a forma que temos para os resolver. Valorizamos as suas expectativas e opiniões e damos várias opções de tratamento para, em conjunto, decidirmos o melhor plano para si. Quanto mais conhecimento tiver, menor será o seu grau de ansiedade.
Como vê não há motivos para ter medo. Marque a sua consulta de avaliação num dia que seja tranquilo para si e fale com o seu médico sobre tudo aquilo que o preocupa. Nós faremos de tudo para que se sinta bem.
Sara Howell Franco, OMD 8211