HIGIENE ORAL

clínica hugo madeira

A Higiene Oral como factor determinante na prevenção

Tudo começa com a higiene oral. Inclui o diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais, sendo também determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras áreas de Medicina Dentária, que requerem uma adequada limpeza dentária através da destartarização e profilaxia.

Aprender a cuidar do seu sorriso, todos os dias

As nossas Higienistas Orais prestam um serviço personalizado, onde contempla tanto a dimensão clínica, como a pedagógica, através da demonstração e ensino das técnicas e fórmulas que contribuirão para uma melhoria da sua saúde oral, no sentido de promover a saúde e prevenir possíveis patologias orais. A educação e promoção de bons hábitos de saúde oral, são um dos principais objectivos da consulta de higiene oral.

Higiene Oral direcionada a pacientes com tratamento ortodôntico

Na Clínica Hugo Madeira, temos a Higiene Oral em Ortodontia especialmente direcionada para pacientes que estão a realizar tratamento ortodôntico, fixo ou removível. Durante o mesmo é essencia que a Higiene Oral incida na educação, instrução e motivação do paciente, de modo a despistar lesões de cárie e o aparecimento e desenvolvimento de gengivite. Só assim é possível garantir que, durante o tratamento com aparelho, não se desenvolvam problemas de saúde oral, concluindo um tratamento com sucesso quanto à estética, função e principalmente saúde oral.

tratamento clínica hugo madeira

Higiene Oral direcionada a pacientes com reabilitação sobre implantes

Para pacientes com implantes, o sucesso do tratamento relaciona-se diretamente com um controlo rigoroso e eficaz da higiene oral. Nesta consulta é efetuada a avaliação do estado de saúde dos tecidos de suporte dos implantes dentários bem como dos dentes naturais. É fundamental instruir as técnicas mais adequadas e ideais para cada paciente realizar a higienização dos implantes dentários.

sorriso clínica hugo madeira

Manutenção de uma boa higiene oral

Se mantiver os cuidados recomendados e se comparecer a uma consulta de higiene oral regularmente, vai conseguir fazer uma correcta eliminação dos resíduos de alimentos que se vão acumulando nos dentes e nas gengivas. Desta forma, vai evitar a formação da placa bacteriana, do tártaro e prevenir as principais causas de cárie dentária e doença periodontal. A prevenção e a manutenção são os segredos da visita ao seu higienista oral.

A Higiene Oral como factor determinante na prevenção

Aprender a cuidar do seu sorriso, todos os dias

Higiene Oral direcionada a pacientes com tratamento ortodôntico

Higiene Oral direcionada a pacientes com reabilitação sobre implantes

Manutenção de uma boa higiene oral

Passo a Passo

Técnicas de remoção de placa bacteriana e tártaro

A higienização oral diária deve ser feita em casa e é essencial mas consulta no higienista é muito importante. A destartarização, o alisamento radicular e o polimento da superfície dentária são alguns dos tratamentos que ajudam a devolver a frescura e saúde ao sorriso.

Diagnóstico e encaminhamento

As consultas de higiene oral têm como principal objetivo o diagnóstico, a prevenção e a manutenção dos tratamentos efetuados pelos médicos dentistas. Sempre que é detetado algum problema de saúde oral, a nossa higienista oral fará o encaminhamento para o tratamento ideal.

Aplicação tópica de flúor e ensinos de higiene oral

A consuta de Higiene Oral termina com a aplicação tópica de flúor, muito importante na prevenção do aparecimento de lesões de cárie dentária, e na educação e promoção de melhores hábitos de higiene oral.

Equipa de Higiene Oral

Rita Alves