A resposta imediata a esta questão é sim. Contudo, há vários factores que condicionam esta opção e que, tal como em qualquer tratamento dentário, dependem de cada caso específico.

É um facto que os dentes da frente (anteriores) são a zona mais comum de colocação de facetas, mas este tratamento não está limitado a esta área do sorriso. A utilização de facetas em tratamentos estéticos de transformação deve ser planeada e personalizada em harmonia com o paciente. Aspectos como a cor, largura, o tamanho e a adaptação da gengiva, são determinantes no planeamento de cada caso.

É muito importante encontrar um equilíbrio entre as motivações do paciente e a avaliação clínica do seu médico dentista, pois pode querer apenas corrigir um dente desalinhado ou inestético e obter resultados finais fantásticos, ou transformar completamente o seu sorriso.

O “olho clínico” do médico dentista e a sua experiência em tratamentos estéticos, como é o caso das facetas, é fundamental para adequar o resultado final às necessidades do paciente.

A consulta de diagnóstico é o primeiro passo para, em conjunto com o seu médico dentista, manifestar a sua vontade e expectativas a nível estético. Temos de perceber e avaliar a condição da sua saúde oral e quantas facetas serão necessárias para obter o resultado que deseja. As fotografias e a utilização do Digital Smile Design (desenho digital do sorriso) como ferramenta de planeamento de um sorriso tem um papel fundamental no resultado, uma vez que tem acesso ao seu sorriso final antes mesmo de iniciar o tratamento!

A boa notícia é que não necessita de colocar facetas em todos os seus dentes para obter como resultado um bonito sorriso. O tratamento de facetas aplicado apenas nos dentes anteriores ou num só dente que esteja danificado ou em desarmonia com o restante sorriso, é suficiente para obter ótimos resultados. Se optar por aplicar um maior número de facetas, de forma a preencher todo o seu sorriso, pode também fazê-lo, em conformidade com o parecer clínico do seu médico dentista.

Uma reabilitação deste calibre é um profundo investimento na autoconfiança e qualidade de vida de um paciente. É também por isto que este tipo de tratamento estético e personalizado é dos mais eficazes para conseguir o sorriso que sempre desejou.

Para um paciente que cuide bem do seu novo sorriso, através de bons hábitos de higiene oral e visitas regulares, apenas lhe resta usufruir do prazer de sorrir com confiança. É no momento em que vejo a felicidade e a confiança estampada no rosto dos meus pacientes, que sinto que o objetivo foi atingido.

Marcar Consulta