Quando fazemos uma cirurgia, mais simples ou mais complexa, a questão é sempre: quanto tempo vai demorar até voltar ao normal?
É natural que após algumas horas de uma cirurgia exista um edema (inchaço) dos tecidos circundantes, ou seja, da bochecha ou dos lábios.
No entanto, com as novas tecnologias e com profissionais de saúde experientes da Clínica Hugo Madeira, a cirurgia deixou de ser um episódio traumático.
Este edema ocorre devido a uma reação inflamatória que tem origem após a cirurgia e pode ocorrer cerca de 24 horas até 48 horas depois, dependendo da complexidade cirúrgica e de cada caso individualmente.
Para evitar ao máximo que isso aconteça e para que o pós-operatório seja o mais confortável possível, existem algumas recomendações que devem ser seguidas:
- Seguir a medicação prescrita pelo Médico Dentista;
- Aplicação de gelo durante 24 horas após a cirurgia – o gelo é o melhor anti-inflamatório;
- Adotar dieta líquida/mole e fria nos primeiros dias;
- Não realizar esforços e exercício físico nos primeiros dias, até a área cirúrgica cicatrizar;
- Dormir com a cabeça elevada, diminuindo a possibilidade de hemorragia;
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e exposição solar;
- Não efetuar bochechos vigorosos e evitar cuspir (uma vez que pode impedir a formação do coágulo necessário para a cicatrização e originar uma possível hemorragia);
- Correta higiene oral: utilizar uma escova pós-cirúrgica para a higienizarão da área intervencionada e não descuidar a higiene dos outros dentes;
- Avisar médico dentista de alguns sintomas como febre, rubor, dificuldade na higienização, perda de apetite, hemorragia, colocação mais escurecida ou aparecimento de pus.
O tempo de recuperação de uma cirurgia pode levar alguns dias, dependendo principalmente da complexidade cirúrgica. É fundamental que siga as recomendações pós-operatórias para que tenha um período de recuperação o mais tranquilo possível.