Em alguns casos, o aparelho ortodôntico faz verdadeiros milagres. Permite corrigir muitas imperfeições da dentição, como desalinhamentos, espaçamentos irregulares ou sobreposição de dentes. Mas, por muito que o aparelho possa resolver estas questões, nem sempre é o suficiente para se alcançar o sorriso perfeito. Por exemplo, alguém com os dentes escurecidos ou amarelados, por muito que corrija o alinhamento da dentição com aparelho dentário, continuará a ter o problema da cor, e um branqueamento dentário poderá não ser suficiente ou não ser recomendado. Neste e noutros casos, as facetas dentárias ou lentes de contacto dentárias podem ser a opção mais acertada.

Depois de usar aparelho dentário, pode haver espaçamentos mais difíceis de corrigir, dentes rachados, dentes partidos ou irregulares, por isso, para aperfeiçoar o trabalho feito pelo aparelho ortodôntico, colocar uma ou mais facetas dentárias — ou lentes de contacto dentárias, ainda mais finas — em alguns dentes, pode ser a solução perfeita para um acabamento rápido e pouco invasivo. Afinal, não falamos de mais do que finas capas cerâmicas com menos de 1 mm de espessura.

Através do programa Digital Smile Design, é possível simular um novo sorriso, permitindo até que o paciente preveja o resultado antes da intervenção. Depois, as facetas dentárias são criadas em laboratório e os dentes são preparados para as receber. Após a aplicação, basta ter os cuidados normais: escovagem dos dentes, pelo menos 2 vezes ao dia; uso do fio dentário, pelo menos 1 vez por dia; e as habituais consultas de higiene oral.

Por serem tão finas e discretas, rapidamente se irá esquecer que tem facetas ou lentes de contacto dentárias — certamente, mais depressa do que é possível esquecer-se de que usa um aparelho ortodôntico. E isso acontecerá não só pelo aspeto mais bonito e natural que o sorriso terá, mas também porque não vai sentir qualquer diferença ao mastigar, falar ou sorrir.

A prova de que a aplicação das facetas dentárias é eficaz e satisfatória é o facto de cada vez mais pessoas procurarem este tratamento. Por isso, se usou aparelho ortodôntico e acha que as facetas dentárias podem ser um bom complemento para ficar com um sorriso invejável, entre em contacto com a Clínica Hugo Madeira e marque a sua consulta de aconselhamento.