O sono tem inúmeros benefícios conhecidos para a saúde física e mental – tem funções de reforço da imunidade, regulação metabólica, consolidação de memórias. O sono REM (paradoxal) tem sido associado ao processamento de emoções e à sua regulação. O sono tem assim um papel fundamental para o humor e para a saúde mental. Quando dorme mal é normal que ande mais irritável, com limitada tolerância para os outros, menor capacidade de resolução de problemas ou de tomada de decisões.
Um bom sono é essencial para conseguirmos melhorar durante o dia os nossos níveis de atenção e concentração e sermos mais produtivos no trabalho. A fadiga resultante do sono insuficiente ou de um sono de má qualidade (por maus hábitos ou mesmo por outras doenças do sono) deixa-nos com falta de energia física, mas também mental e emocional. Se dormimos mal somos menos atraentes (pela expressão de fadiga) e temos também menor aptidão para nos relacionarmos. Assim um mau sono tem um impacto negativo, tanto no trabalho, como na família.
O sono de má qualidade aumenta a ansiedade e o humor depressivo. Há uma relação bem estabelecida entre o sono e a doença mental. Por um lado, as pessoas com problemas mentais e psiquiátricos (depressão, ansiedade, esquizofrenia, doença bipolar) têm uma pior qualidade do sono, sofrendo de queixas frequentes de insónia ou de sonolência excessiva. Até 75% das pessoas com depressão têm sintomas de insónia e é tão importante tratar a depressão, como o sono. E o tratamento da insónia nas pessoas com depressão não passa apenas pelo tratamento farmacológico, mas essencialmente por uma reeducação do sono. Outras pessoas têm sobretudo sonolência excessiva o que as limita no seu bem-estar mas também na sua interacção social. Em pessoas ansiosas, muitas vezes, o sono torna-se uma preocupação adicional e geradora de mais ansiedade, criando um círculo vicioso difícil de quebrar sem ajuda médica especializada.
Por outro lado, as pessoas privadas de sono têm maior risco para o desenvolvimento ou mesmo agravamento de doenças mentais preexistentes. Algumas doenças prevalentes na nossa sociedade, como a apneia do sono, também se relaciona com as flutuações do humor, maior irritabilidade e ansiedade, além de pensamentos depressivos.
Na Clínica Hugo Madeira cuidamos do seu sorriso. Mas se não dormir bem não vai ter uma sensação plena de bem-estar físico e emocional consigo próprio e na relação com os outros.
Cuide de si. Durma bem para sorrir melhor!