Conhecimento
Conhecimento na Clínica Hugo Madeira
A HM Knowledge é a unidade de Investigação e Desenvolvimento da Clínica Hugo Madeira. Tem como objetivo a investigação na área da saúde, com ênfase no desenvolvimento, implementação e estudo de novas técnicas e dispositivos médicos em ambiente clínico real.
Ao contrário do que acontece em teatros clínicos mais académicos, aqui, os estudos realizam-se em ambiente clínico real. Por isso, há vantagens associadas, como poder-se estudar os desfechos de técnicas e tratamentos em ambiente mais realista, produzindo resultados que sejam mais generalizáveis.
Outra preocupação importante na HM Knowledge é o estudo de desfechos que sejam centrados no paciente, com vista à melhoria efetiva do seu bem-estar, em vez de estarem centrados apenas no médico, um método que se encontra ultrapassado.
Assim, esta unidade de investigação surge na tentativa de aliar a investigação clínica real à imprevisibilidade da Medicina Dentária. Os estudos elaborados nestes moldes permitem-nos avaliar a efetividade e aplicabilidade real de intervenções, em pacientes reais. Adotamos critérios para que os nossos resultados sejam realistas e que, de facto, espelhem a população que tratamos na prestação de serviços dentários.
Linhas de investigação:
- Qualidade de vida em Implantologia Oral
- Medicina Dentária Digital
- Literacia em Saúde
Equipa de Investigação:

Prof. Doutor António Duarte Mata
Médico Dentista

Dra. Carlota Duarte Mendonça
Médica Dentista

Dra. Diana Bernardo de Macedo
Médica Dentista
Os pilares da HM Knowledge
O objetivo da HM Knowledge também passa por contribuir significativamente para o aumento da capacidade de decisão clínica de qualidade, enquanto complemento de uma abordagem holística na procura pela excelência e defesa dos valores da Medicina Dentária nacional. Assim, esta unidade rege-se por 5 pilares essenciais, abaixo descritos.
Credibilidade e suporte
Uma forma de prestigiarmos e, de certa maneira, protegermos o nosso trabalho e a nossa classe é mostrar que aquilo que defendemos está suportado em evidência robusta, a qual podemos adaptar consoante a situação clínica e expetativas do paciente, com uma base consistente.

Interpares membros da equipa — pacientes
Atualmente, o paciente tem um papel cada vez mais ativo e colabora na elaboração do plano de tratamento, através da colocação de questões. Para além disso, cria-se uma colaboração entre médico e paciente, sendo que as opções de tratamento são discutidas, tal como são apresentados os benefícios e riscos inerentes a cada uma delas.
Este modelo culmina em cuidados de saúde centrados na qualidade de vida, promovendo uma maior adesão do paciente ao plano de tratamento, visto que um paciente informado é um paciente fiel e leal.
Amadurecimento científico do corpo clínico
A atualização em Medicina Dentária é fundamental, pelo que promovemos a formação do corpo clínico em termos de procedimentos médicos e desenvolvimento científico.
Networking
A investigação conduzida na prática clínica, pelos profissionais de saúde e equipa multidisciplinar de vários consultórios, tem o intuito de responder a questões clínicas com as quais somos confrontados no dia-a-dia.
Sendo a eficácia focada e centrada no paciente, aumenta a validade externa dos estudos. Isto é, os resultados obtidos verificam-se na população em geral, o que facilita a implementação da melhor evidência na prática clínica.
Captação de financiamento
Para podermos fazer investigação e contribuir para o desenvolvimento de novas técnicas e soluções, é sempre necessário captar investimento. Para isso, cada conquista e evolução é devidamente documentada. Desta forma, conseguimos mostrar o valor do trabalho que desenvolvemos e, consequentemente, atraímos ainda mais investimento, num ciclo produtivo de criação de valor.
