Muito se fala da importância das idas ao dentista mas, tão ou mais importante, são as idas ao higienista. As consultas de higiene oral têm como principal objetivo o diagnóstico, a prevenção e a manutenção dos tratamentos efetuados pelos médicos dentistas.

A higienização diária da nossa boca deve ser feita em casa e é essencial, mas há sempre alguma placa bacteriana e tártaro que se acumulam nos dentes, principalmente nas zonas onde os dentes estão muito próximos e junto às gengivas. Uma consulta no higienista, de 6 em 6 meses, pode resolver este problema — destartarização, alisamento radicular, polimento da superfície dentária ou aplicação tópica de flúor, são alguns dos tratamentos que ajudam a devolver a frescura ao sorriso.

Ao realizar uma consulta de higiene oral a cada 6 meses, mantemos ainda o sorriso vigiado; qualquer problema que possa surgir, é detetado pelo higienista ainda na fase inicial, permitindo uma resolução mais eficaz.

A Dra. Rita Alves, a Dra. Susana Bonito e a Dra. Marta Gameiro são as higienistas da Clínica Hugo Madeira, e partilham aqui 7 dicas de higiene oral para um sorriso irrepreensível:

  1. Escovar os dentes, no mínimo, 2 vezes por dia.
  2. Passar fio dentário, pelo menos, 1 vez por dia — preferencialmente à noite.
  3. Optar por uma pasta dentífrica com flúor.
  4. Usar uma escova adequada aos seus dentes e as suas gengivas — se possível, optar por uma escova elétrica, de cabeça suave ou média.
  5. Trocar de escova a cada 3 meses — um bom truque para não deixar escapar a data, é associar esta troca às mudanças da estação do ano.
  6. Preferir uma alimentação variada e rica em nutrientes, evitando os alimentos açucarados.
  7. Visitar o higienista a cada 6 meses.

Agende já a sua consulta de higiene oral, na Clínica Hugo Madeira, com uma das nossas higienistas — Dra. Rita, Dra. Susana ou Dra. Marta — e devolva a frescura ao seu sorriso.